Topo

Executivo que quase complicou Coritiba na Fifa é demitido do clube

Contratação de Dion Henrique poderia ter causado sérios transtornos ao Coxa - Reprodução
Contratação de Dion Henrique poderia ter causado sérios transtornos ao Coxa Imagem: Reprodução

Napoleão de Almeida

Colaboração para o UOL

02/01/2018 10h45

 

O executivo Fernando Cabral, um dos principais nomes da gestão administrativa do Coritiba durante a gestão do ex-presidente Rogerio Bacellar, foi demitido do clube durante a pausa para a virada de ano. Ele esteve diretamente envolvido no “Caso China”, que poderia complicar o Coxa na Fifa por se tratar de uma ponte para transferência de jogadores, o que é proibido pela entidade. Relembre o episódio.

Cabral chegou a ser diretor de futebol do clube durante a saída de João Paulo Medina e de Maurício Cardoso, em 2015. Depois, voltou a diretoria executiva financeira. Em 2016, ele esteve à frente de uma transação que supostamente daria US$ 2 milhões ao Coxa “a custo zero para o clube”, desde que o Coritiba incorporasse ao seu elenco dois jogadores de origem duvidosa: Dion Henrique e Ricardinho, que depois iriam para a China, já constando passagem pela Série A do Brasileiro no currículo.

O vazamento de fotos de Dion nas dependências e com a camisa do clube causou espanto e foi o estopim de um processo que impediu a transação e que acabou no comitê de ética do Coxa, mas sem consequências a nenhum dos envolvidos. Com a troca da gestão e a entrada da diretoria de Samir Namur, o Coxa optou por desligar o profissional de seu quadro administrativo.