Topo

Cruzeiro empresta capitão do sub-20 ao Grêmio após ida de Edilson

Thonny Anderson ajudou Cruzeiro a conquistar o Brasileiro sub-20 no ano passado - Divulgação/Cruzeiro
Thonny Anderson ajudou Cruzeiro a conquistar o Brasileiro sub-20 no ano passado Imagem: Divulgação/Cruzeiro

Enrico Bruno, Jeremias Wernek e Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte e Porto Alegre

03/01/2018 17h38

O Cruzeiro emprestou Thonny Anderson, 20 anos, ao Grêmio. O meia foi capitão do time sub-20 que faturou o Brasileiro da categoria no ano passado. O time mineiro afirma que a cessão não tem ligação direta com o acerto por Edilson, mas o pedido do Tricolor foi apresentado durante as tratativas para liberação do lateral direito.

Thonny chegou ao Cruzeiro em 2015 e no ano passado marcou seis gols em 29 jogos.

“Não é (termo) da troca pelo Edilson. Está indo emprestado, como o Cruzeiro empresta jogadores para outros clubes. É uma parceria entre Cruzeiro e Grêmio”, disse Itair Machado, vice de futebol do Cruzeiro, nesta quarta-feira (3), em Belo Horizonte.

O nome de Thonny foi solicitado pelo Grêmio na última rodada de negociações com o Cruzeiro. Antes, o Tricolor havia pedido Raniel e ouviu ‘não’. Também tentou contar com o lateral direito Mayke, cedido ao Palmeiras, e também escutou negativa.

A liberação de Edilson quase ocorreu pelo empréstimo de Sassá e mais pagamento de cerca de R$ 4 milhões, mas o Grêmio desistiu do atacante e preferiu pedir Alisson em definitivo. O clube gaúcho já se acertou com o meia-atacante e aguarda assinatura para confirmar contrato de quatro anos com o jogador. No lugar de outros termos, entra Thonny Anderson.

De boa técnica, ele se destaca por chegar bem ao ataque. No Brasileiro sub-20 foi capitão do Cruzeiro que venceu o Coritiba em pleno Couto Pereira e ficou com o título. Esteve cotado para ser promovido ao elenco principal do clube celeste neste início de 2018. No Grêmio ficará, em princípio, até o final da temporada.