Topo

Grêmio confere datas e planeja estreia de titulares antes da Recopa

Time treinado por Renato Gaúcho não jogará as primeiras rodadas do Gauchão - LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Time treinado por Renato Gaúcho não jogará as primeiras rodadas do Gauchão Imagem: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

03/01/2018 04h00

O Grêmio abrirá a temporada 2018 com o time de transição, mas quer botar os campeões da Libertadores em campo pelo menos uma vez antes de disputar a Recopa Sul-Americana, diante do Independiente-ARG. A data da estreia da equipe dirigida por Renato Gaúcho ainda é incerta e depende do calendário do Gauchão.

A primeira partida da Recopa será em 14 de fevereiro, em Avellaneda, na grande Buenos Aires. O segundo jogo acontecerá dia 21 na Arena do Grêmio.

As datas da Recopa Sul-Americana foram alteradas a pedido do Grêmio, mas ainda podem ser remarcadas para dar ainda mais tempo de preparação ao Tricolor. Nos próximos dias, a Conmebol será consultada oficialmente sobre o caso. Até lá, o planejamento usa as informações atuais.

Luan, Arthur e companhia voltam aos treinos em 18 de janeiro – a data é reflexo da participação no Mundial de Clubes, em Abu Dhabi. O Gauchão começa para o Grêmio um dia depois da reapresentação, diante do São Luiz-RS em Ijuí.

Justamente pelo conflito de datas e calendário apertado, consequência da Copa do Mundo, o Grêmio definiu que o time de transição (equipe formada por jovens da base e reservas do grupo principal) jogará boa parte do estadual. Esse elenco atuará pelo menos nas três primeiras rodadas do Campeonato Gaúcho.

A data da estreia dos titulares do Grêmio no ano é incerta por um conflito de datas atual. Na quinta rodada o Tricolor visita o Internacional, mas o clássico foi adiado para 11 de março. Assim, há um intervalo de 11 dias entre a partida diante do Cruzeiro-RS e o duelo com o Brasil de Pelotas, ambos na Arena.

O jogo com o Xavante, aliás, está marcado para a mesma data da partida de ida da Recopa, na Argentina, e mudará de data. Assim, o debute do Tricolor campeão da América deverá ser contra Cruzeiro ou Brasil de Pelotas, dependendo do arranjo feito pela FGF (Federação Gaúcha de Futebol).

A ideia do Grêmio é botar o time em campo dias antes da decisão sul-americana para ganhar ritmo de jogo. Durante a pré-temporada, que será feita em Porto Alegre, o Tricolor realizará jogo-treino em seu CT e abrirá mão de amistosos.