Topo

Drama na vida de técnico faz Flu "improvisar" e fortalecer DNA na Copinha

Marcelo Veiga está de volta ao banco de reservas do Fluminense - Divulgação/Fluminense FC
Marcelo Veiga está de volta ao banco de reservas do Fluminense Imagem: Divulgação/Fluminense FC

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

03/01/2018 04h00

O acidente de carro que vitimou dois dos três filhos do técnico uruguaio Leo Perkovich fez com que o Fluminense promovesse uma mudança de última hora no comando de sua equipe de juniores.

Nesta quarta, o Flu pega o Mogi Mirim, às 15h30, em jogo válido pela primeira rodada da Copa São Paulo. Sem Perkovich, a equipe será dirigida por Marcelo Veiga, coordenador-técnico das divisões de base do clube, no restante da competição. Mas a função está longe de ser uma novidade para o profissional, que soma 19 taças nas mais diferentes categorias do clube tricolor.

Responsável por supervisionar a formação de talentos em Xerém, Veiga tem como uma de suas principais missões instituir o que ele próprio classifica como “DNA Tricolor”. Vice-campeão do torneio em 2012, o treinador baseia seu trabalho nos seguintes pilares: posse de bola objetiva, busca por espaço, intensidade, prioridade no passe e no drible, recuperação da bola e Fair Play.

Para implantar esta filosofia de jogo, a base desenvolveu a sua própria metodologia de treinos. Discutida semanalmente em encontros entre todas as comissões técnicas da base, o projeto conta até com a consultoria do tetracampeão Carlos Alberto Parreira.

"Por causa do triste acidente que o nosso técnico sofreu, nós fomos obrigados a adaptar um pouco a preparação para a Copa São Paulo, principalmente o comando da equipe. O Veiga está há anos na base do Fluminense, um dos mais vitoriosos da base do clube. Esperamos que a gente possa suprir a ausência do Leo e fazer uma boa campanha", disse Marcelo Teixeira, diretor esportivo das categorias de base do Tricolor.

De olho no hexacampeonato da Copinha, o Fluminense terá de superar um jejum que vem desde 1989, quando o time conquistou pela última vez a competição. 

Ao passo que os "Moleques de Xerém" lutam por mais uma taça, o time profissional se reapresenta nesta quarta-feira. Sem Henrique, Diego, Marquinho e outros cinco que foram dispensados, o Flu terá o lateral-direito Gilberto como cara nova.