Atlético-PR é o clube financeiramente mais poderoso do Brasil, diz estudo

Do UOL, em São Paulo

  • Hugo Pontoni/Divulgação

O Atlético-PR, 11º colocado no último Campeonato Brasileiro, foi eleito o clube mais poderoso do Brasil financeiramente de acordo com o estudo do site Soccerex Football Finance 100, que foi publicado nesta quinta-feira (4).

Na lista, que tem 100 clubes do mundo todo, a equipe de Curitiba ficou na 61ª colocação do ranking geral. Internacional (63º), Corinthians (71º), São Paulo (84º), Cruzeiro (85º), Palmeiras (87º), Fluminense (92º), Flamengo (94º), Grêmio (95º), Atlético Mineiro (96º) e Santos (98º) foram os outros clubes brasileiros citados pelo estudo.

O ranking teve cinco quesitos como base para a escolha dos clubes: ativos fixos, valor de mercado da força de trabalho (atletas), dinheiro no banco, dívida líquida e investimentos potenciais.

Mesmo que o Paris Saint-Germain tenha demonstrado seu poder nas últimas janelas de transferências, principalmente com a contratação de Neymar, o clube ficou apenas em terceiro lugar no ranking. O Manchester City foi eleito o clube financeiramente mais poderoso do mundo, acompanhado do Arsenal, que ficou com a 2ª posição.

"O segundo lugar do Arsenal na classificação, à frente do PSG, pode ser surpreendente e certamente pode ser objeto de debate diante das críticas pela falta de gastos do clube no mercado de transferência", explica o estudo, que elogia o "plano de business sólido" dos Gunners, graças ao Emirates Stadium, local onde o clube manda os seus jogos.

O 4º colocado também chama a atenção, sendo ocupado pelo Guangzhou Evergrande, da China. O clube em que Luiz Felipe Scolari era o técnico até a última temporada ficou à frente de tradicionais equipes como Real Madrid (6º), Manchester United (7º), Juventus (8º), Bayern de Munique (10º) e Barcelona (13º).

Veja os melhores colocados do ranking

1. Manchester City (Inglaterra)
2. Arsenal (Inglaterra)
3. Paris Saint-Germain (França)
4. Guangzhou Evergrande (China)
5. Tottenham (Inglaterra)
6. Real Madrid (Espanha)
7. Manchester United (Inglaterra)
8. Juventus (Itália)
9. Chelsea (Inglaterra)
10. Bayern de Munique (Alemanha)
11. Zenit (Rússia)
12. RB Leipzig (Alemanha)
13. Barcelona (Espanha)
14. Los Angeles Galaxy (EUA)
15. Atlético de Madri (Espanha)
61. Atlético-PR
63. Internacional
71. Corinthians
84. São Paulo
85. Cruzeiro
87. Palmeiras
92. Fluminense
95. Grêmio
96. Atlético-MG
98. Santos

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos