Topo

Ex-goleiro do Barça cumpre promessa e "some do mapa" após aposentadoria

Valdés sofreu grave lesão em 2014 e nunca mais jogou em alto nível - David Ramos/Getty Images
Valdés sofreu grave lesão em 2014 e nunca mais jogou em alto nível Imagem: David Ramos/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

04/01/2018 04h00

Multicampeão pelo Barcelona, Victor Valdés sumiu. Pelo menos nas redes sociais, o ex-goleiro cumpriu algo que já havia sinalizado algumas vezes, principalmente nos últimos anos de carreira, e decidiu apagar suas principais contas em plataformas digitais para ter uma vida “normal” agora que está longe dos gramados.

Na última segunda-feira, Valdés publicou a foto de uma paisagem com uma longa estrada em destaque e a mensagem “Obrigado por tudo”. Na sequência, apagou todas as imagens e demais posts de suas contas no Instagram e no Twitter, que, somadas, reuniam mais de cinco milhões de fãs.

Valdés foi do time principal do Barcelona durante 12 anos e deixou o clube ao fim da temporada 2013-14, quando estava em início de recuperação de uma grave lesão no joelho. Meses antes, ele negociava sua transferência para o Monaco, já que seu contrato com os catalães chegaria ao fim, mas o problema no joelho atrapalhou seus planos.

Imagem compartilhada por Victor Valdés antes de apagar suas fotos das redes sociais - Reprodução - Reprodução
Imagem compartilhada por Valdés nas redes sociais antes de apagar posts
Imagem: Reprodução

Desde então, Valdés teve passagens apagadas por Manchester United, Standard de Liège e Middlesbrough. Se antes já questionava a exposição, a fama e outras peculiaridades da vida pública de uma estrela esportiva, os meses melancólicos de seu fim de carreira parecem ter intensificado esse incômodo.

Em 2015, por exemplo, Valdés concedeu uma longa e intensa entrevista para a emissora de televisão colombiana RCN. Entre outros temas, falou de sua relação de amor e ódio com o futebol e comentou que, no futuro, pretendia “sumir do mapa”.

“Quando a luz se apagar, e um dia isso acontecerá, eu estarei com crianças ensinando o que elas podem ser quando a luz delas se acender. Mas eu não estarei mais lá. Espero que quando a luz se apague seja difícil me encontrar”, falou Valdés na oportunidade.

Atualmente com 35 anos, Valdés foi um dos maiores goleiros da história do Barcelona. Conquistou 30 troféus na carreira, entre eles três da Liga dos Campeões, seis do Espanhol e a Copa do Mundo de 2010 como goleiro reserva da Espanha.

O Barcelona fez uma homenagem ao ex-jogador nas redes sociais: "Obrigado por tudo, Victor".