Topo

Sem Edilson, Grêmio tentou Mayke e segue em busca de novo lateral

Mayke está emprestado ao Palmeiras e despertou interesse do Grêmio - Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação
Mayke está emprestado ao Palmeiras e despertou interesse do Grêmio Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

04/01/2018 04h00

A lista de reforços do Grêmio para 2018 aumentou. Sem Edilson, agora no Cruzeiro, o Tricolor passa a buscar também um novo lateral direito para a temporada. A procura por um camisa 2 levou o clube gaúcho a tentar repor a perda ainda nas conversas com o time mineiro, mas não houve êxito. O nome de Mayke foi o primeiro da lista de opções.

Mayke está cedido pelo Cruzeiro ao Palmeiras até o fim de 2018 e não foi liberado. O Grêmio queria incluir o nome dele no acerto que liberou Edilson do vínculo até maio do ano que vem. Na negociação, o clube gaúcho acabou ficando com Alisson, atacante que atua preferencialmente pela esquerda. 

O grupo principal do Grêmio, que volta aos treinos apenas no dia 18, conta com outros dois laterais para a direita: Léo Moura, 39 anos, e Leonardo Gomes, 22 anos. O entendimento do clube, no entanto, é que a dupla não dará conta do volume de jogos previstos para a temporada.

Assim que terminou 2017, o Grêmio definiu que buscaria de quatro a cinco jogadores. Um defensor (Paulo Miranda, já acertado para assinar até 2020), um meia e dois atacantes, com margem para chegada de um lateral esquerdo.

Como a saída de Edilson não era sequer cogitada, o Grêmio não previu contratação para a função de lateral direito. Agora, o Tricolor vai ao mercado em busca de um nome pronto, que possa dividir a titularidade com Léo Moura.

Paulo Miranda, contratado do Red Bull Salzburg, pode atuar como lateral, mas o plano original era deixar o ex-jogador de Bahia e São Paulo como coringa para emergências. Essa ideia só deve ser alterada se a prospecção por um novo e inédito reforço não prosperar.

O elenco principal do Grêmio retoma os treinos em 18 de janeiro e a estreia do grupo campeão da Libertadores deve ocorrer dias antes do primeiro jogo da Recopa Sul-Americana, contra o Independiente-ARG. Até lá, o time de transição representa o clube no Gauchão.