Topo

Barcelona anuncia contratação de Philippe Coutinho por cinco anos e meio

Do UOL, em São Paulo

06/01/2018 17h03

O Barcelona usou seu Twitter para anunciar oficialmente a contratação do brasileiro Philippe Coutinho. O jogador acertou sua saída do Liverpool neste sábado (6) e viajou à Espanha para finalizar os detalhes do negócio, com cinco anos e meio de contrato e multa rescisória de 400 milhões de euros.

Segundo apuração do UOL Esporte, o negócio foi fechado por 160 milhões de euros (R$ 620 milhões), sendo 120 milhões pagos à vista e outros 40 milhões dependendo de metas estipuladas em contrato. O jogador ainda abriu mão de 10 milhões de euros que seriam pagos a ele pelo Liverpool como bonificação para fechar o negócio.

No vídeo publicado na rede social do Barça, um armário vazio do vestiário do Camp Nou se fecha e, ao abrir, revela uma camisa do time catalão com o nome de Coutinho, ainda sem número. Trata-se de uma brincadeira com o apelido do brasileiro, "pequeno mágico".

O Liverpool também soltou um comunicado oficializando a saída de seu camisa 10. O técnico Jürgen Klopp afirmou que "fez de tudo" para Coutinho ficar, mas que o brasileiro, que havia renovado contrato em janeiro de 2017, sonhava com o Barça e queria sair desde o meio do ano passado.

Coutinho, 25 anos, era objeto antigo de desejo do Barcelona. O meia já ficou próximo do time espanhol na última janela de transferências, mas o negócio acabou não sendo fechado. Agora, porém, a insistência do atleta e a nova investida financeira do Barça mudaram a situação.

No Barcelona, Coutinho não poderá jogar a Liga dos Campeões nesta temporada, porque já defendeu o Liverpool na competição. Até a Copa do Mundo, o brasileiro vai disputar somente o Campeonato Espanhol e a Copa do Rei pelo novo clube.