Topo

Matuidi é alvo de ofensas racistas e faz desabafo: "Sinto muito por eles"

Aos 30 anos, Matuidi é titular e fez dois gols pela Juventus na atual temporada - Miguel Medina/AFP
Aos 30 anos, Matuidi é titular e fez dois gols pela Juventus na atual temporada Imagem: Miguel Medina/AFP

Do UOL, em São Paulo

07/01/2018 10h26

A trajetória do francês Blaise Matuidi pela Juventus (ITA) tem menos de um semestre, mas já é de desafios e superação. Em duas partidas consecutivas do Campeonato Italiano fora de casa, o jogador de 30 anos foi alvo de ofensas racistas: em 30 de dezembro, contra o Hellas Verona, e neste sábado, diante do Cagliari. Após o segundo episódio de violência sofrido no país, ele decidiu desabafar nas redes sociais e divulgou um texto emotivo.

"Hoje (sábado) eu enfrentei racismo durante uma partida. Pessoas fracas que tentam intimidar pelo ódio. Eu amo todos e só posso dizer que sinto muito pelas pessoas que propagam maus exemplos. Futebol é um caminho para compartilhar igualdade, paixão e inspiração e é para isso que estou aqui. Paz", escreveu o experiente meio-campista no Instagram.

Matuidi atuou por toda a carreira na França, sendo seis temporadas consecutivas pelo Paris Saint-Germain. Em 2017 ele se mudou para a Juventus, pela qual disputou 26 partidas e até anotou dois gols. Contra o Cagliari ele foi titular e atuou o tempo inteiro na vitória por 1 a 0 definida com gol de Fede Bernardeschi.

O Hellas Verona já foi punido pelos insultos racistas dirigido por torcedores a Matuidi. A Federação Italiana aplicou multa de 20 mil euros (cerca de R$ 80 mil) e bloqueou um dos setores de arquibancadas do estádio Marcantonio  Bentegodi. Nesta partida, vencida pela Juventus por 3 a 1, o francês fez um dos gols.