Topo

Com conceito dos "aspirantes", Atlético-PR aumenta valorização do Estadual

Ribamar fez o dele em jogo-treino: rodagem no exterior e Brasileirão  - Miguel Locatelli/Site Oficial CAP
Ribamar fez o dele em jogo-treino: rodagem no exterior e Brasileirão Imagem: Miguel Locatelli/Site Oficial CAP

Napoleão de Almeida

Colaboração para o UOL

08/01/2018 11h15

Um dos anseios dos torcedores atleticanos nos últimos anos era de que o clube tivesse uma equipe mais competitiva durante o Campeonato Paranaense. À exceção de 2016, quando o time principal entrou no decorrer da competição e acabou campeão, em todas as outras temporadas de 2013 para cá o Atlético mandou a campo um time formado só por jovens, o Sub-23, tratando o Estadual como um laboratório. Neste período foi também duas vezes vice-campeão, uma vez quarto colocado e correu risco de rebaixamento em 2015, acabando em nono lugar.

Para 2018 o conceito foi remodelado: a equipe deixa de ser composta apenas por jogadores Sub-23 e recebe o rótulo de “Aspirantes”, com jogadores mais experientes se integrando ao time que será comandado por Tiago Nunes. “A gente entende as ideias que o clube preconiza para o futebol que o clube deseja praticar, isso tudo fortalece essa preparação”, disse o treinador, sobre a montagem do elenco: “É um grupo jovem, mas experiente.”

Jogadores que jogaram a Série A do Brasileiro, como o atacante Ribamar e os meias Matheus Rosseto e Matheus Anjos, atletas que foram emprestados a outros clubes, como o meia João Pedro (que conseguiu o acesso à Série A pelo Paraná Clube) ou o zagueiro Léo Pereira, que jogou na MLS pelo Orlando City, e ainda a chance de reforços como o zagueiro Emerson, ex-Coritiba e Botafogo, e o volante Pierre, ex-Palmeiras e Fluminense, se juntarão a jogadores que estiveram no time semifinalista do Brasileiro Sub-20, como o zagueiro Weverton Almeida.

Como a regra do Paranaense 2018 restringe o número de inscritos a apenas 30, com direito a 5 trocas na competição, é quase certo que atletas como Thiago Heleno, Nikão e Felipe Gedoz, destaques do elenco principal, não disputem nenhuma partida do Estadual, mantendo o conceito de poupar os principais jogadores. Mas, em 2018, o elenco de “aspirantes”, inspirado nos times “B” dos gigantes europeus (como o Real Madrid Castilla, por exemplo), disputará a competição servindo como transição e também com mais rodagem para a disputa.

No último sábado (06), o elenco realizou um jogo-treino com o time profissional do Joinville em Santa Catarina e empatou em 1 a 1, com um gol de Ribamar. A estreia do time no Paranaense será no dia 20, contra o Maringá, na Arena da Baixada.