Topo

Para evitar "novo Lucão", São Paulo quer criar 'ambiente favorável' à base

Gabriel Sara atuou alguns minutos contra o Bahia, na última rodada do Brasileirão 2017 - Rubens Chiri/saopaulofc.net
Gabriel Sara atuou alguns minutos contra o Bahia, na última rodada do Brasileirão 2017 Imagem: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Bruno Grossi

Do UOL, em São Paulo

08/01/2018 04h00

Um São Paulo com uma nova filosofia agora sob o comando da dupla Raí e Ricardo Rocha. Recém-chegados ao clube, o diretor-executivo e o coordenador de futebol esperam criar um ambiente favorável aos jovens jogadores que vêm da base do clube.

A ideia da dupla é evitar situações como as vividas pelo zagueiro Lucão, que defende o Estoril-POR por empréstimo, e, mais recentemente, com o volante Araruna e o lateral Militão - esses atletas sofreram com a pressão de parte da torcida em jogos em que atuaram improvisados em outras posições.

Na avaliação de Raí e Ricardo Rocha, muitos meninos que surgiram em Cotia têm potencial. A evolução dos atletas, de acordo com eles, está ligada diretamente ao clima favorável para se trabalhar.

"Precisamos valorizar e criar um ambiente para eles quando chegam. Tem vários aqui e outros na Copa São Paulo. Temos opções de qualidade, mas precisamos de um ambiente propício, saudável e leve. Todo jogador precisa de confiança e o jovem ainda mais. Vamos ter uma condição de conversa e parceria com eles para que todos subam de produção", disse Raí.

Hoje, o elenco tem 18 jogadores com passagem pela base do São Paulo (veja abaixo). Oito jogadores subiram para o profissional esse ano: o goleiro Lucas Paes, o zagueiro Rony, os volantes Pedro Augusto e Paulinho, o meia Gabriel Sara e o trio de atacantes Caique, Marquinhos Cipriano e Bissoli.

Gabriel Sara, por exemplo, já ganhou uma chance com o técnico Dorival Júnior na reta final da temporada passada. Bissoli, por sua vez, também já estreou e tem se destacado nos treinamentos.

Como frisou Raí, há ainda a possibilidade de mais atletas da Copinha serem trazidos ao elenco profissional. Largam na frente o zagueiro Walce, o lateral esquerdo Liziero e o meia Igor Gomes.

"Temos de trazer mais eles para cá para o CT. Ainda tem a distância de Cotia para cá. O objetivo é um grande trabalho com eles, trazendo para perto, sem deixá-los longe. Eles precisam sentir o que é o São Paulo estando aqui com os profissionais. Temos de fazê-los acreditar neles", ressaltou Ricardo Rocha.

Os 18 atletas do elenco atual com passagem pela base do São Paulo

Goleiros: Lucas Perri e Lucas Paes
Lateral: Júnior Tavares
Zagueiros: Rodrigo Caio, Militão e Rony
Volantes: Araruna, Pedro Augusto e Paulinho
Meias: Thomaz, Gabriel Sara, Lucas Fernandes e Shaylon
Atacantes: Paulo Boia, Brenner, Caique, Marquinhos Cipriano e Bissoli