Topo

Técnico que "inspirou" Guardiola vira youtuber e explora o lado artista

La Volpe apresenta vídeos sobre tática de futebol em seu canal "Bigovlog" - Reprodução
La Volpe apresenta vídeos sobre tática de futebol em seu canal "Bigovlog" Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

08/01/2018 04h00

Ele não está entre os técnicos mais midiáticos do mundo atualmente, mas seu sobrenome define uma estratégia de jogo que já foi adotada até por Pep Guardiola. Por isso, aproveitando um intervalo na longa carreira de treinador, Ricardo La Volpe decidiu virar “youtuber” e agora dedica parte de seu tempo a apresentar vídeos sobre táticas de futebol.

O argentino começou no último trimestre de 2017 uma sequência de vídeos no Youtube em que compartilha sua experiência como técnico. O canal se chama “Bigovlog”, uma referência a seu característico bigode, e já conta com quase 20 mil inscritos.

“É como um agradecimento ao futebol. Não estou ganhando dinheiro, estou investindo tempo porque gosto de explicar isso para as pessoas”, justificou o treinador ao “El País”.

Aos 65 anos, La Volpe construiu sua carreira como técnico principalmente no México, onde estreou na função em 1983. No país, além de dirigir dez times, entre eles o América, ganhou destaque ao assumir a seleção nacional e classificá-la para a Copa do Mundo de 2006. A seleção chegou às oitavas de final e perdeu na prorrogação para a Argentina. Em seu país de origem, ele dirigiu Boca Juniors, Vélez e Banfield.

Conhecido por tentar montar times que joguem um futebol vistoso, La Volpe acabou virando sinônimo de uma estratégia, a “saída lavolpiana”. Resumidamente, trata-se de apostar nos dois defensores centrais abrindo pelos lados, enquanto os laterais avançam no campo e os meio-campistas ajudam na articulação, possibilitando uma troca de passes de qualidade na saída de bola.

Tal postura chamou a atenção de Pep Guardiola, que encerrou sua carreira como jogador no futebol mexicano justamente quando La Volpe dirigia a seleção do país. Anos depois, o treinador espanhol replicou a “saída lavolpiana” no Barcelona, algo que enche o argentino de orgulho até hoje.

“O que Guardiola aplica hoje eu já fazia”, destaca La Volpe, que inclusive dedicou um de seus episódios no “Bigovlog” a explicar o desenho tático do Manchester City de Guardiola.

La Volpe encerrou 2017 com 12 episódios em vídeo em seu canal, sendo que cinco deles tiveram mais de 20 mil visualizações. Cenário que deixou o treinador animado, principalmente se considerado que até pouco tempo atrás ele só usava a plataforma para rever jogos.

O treinador argentino conta com a ajuda de uma agência mexicana para produzir seus vídeos e abastecer suas redes sociais. No Twitter, por exemplo, ele tem quase 80 mil seguidores. Aos 65 anos, La Volpe está se reinventando, pelo menos na comunicação.