Topo

Botafogo vê elenco 'encaminhado', mas segue atento às boas oportunidades

Kieza deverá ser o último reforço do Botafogo antes do início da temporada 2018 - Maurícia da Matta/Vitória
Kieza deverá ser o último reforço do Botafogo antes do início da temporada 2018 Imagem: Maurícia da Matta/Vitória

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

09/01/2018 04h00

Com a chegada de Rony e Kieza bem próximo de um acordo, o Botafogo vê o elenco “bem encaminhado”. Após a chegada oficial da dupla, o Alvinegro só deverá se mexer no mercado da bola caso apareça boa oportunidade. A lateral esquerda, mesmo com a saída do ex-titular Victor Luis, não está entre as prioridades da diretoria.

Com a renovação de Gilson, o Botafogo se vê satisfeito neste momento. O trabalho será iniciado com o reserva de Victor Luis em 2017 entre os 11. Yuri, meio-campista formado no próprio clube, também faz a função e poderá ser utilizado dessa forma.

Isso não quer dizer, no entanto, que um lateral esquerdo não possa chegar. O Botafogo seguirá atento ao mercado. Caso apareça algum jogador que se encaixe no perfil desejado e esteja dentro da realidade do clube, poderá ser contratado.

No mercado da bola, o Botafogo foi pontual até o momento e demonstrou uma tendência: jogadores de velocidade e que atuam pelos lados do campo. São os casos de Luis Fernando, Leandro Carvalho e Rony. Os três têm perfil parecido com o de Rodrigo Pimpão, por exemplo. Nomes como de Jorginho, do Atlético-GO, e Renatinho, do Paraná, interessam.

Isso indica a forma como Felipe Conceição pretende armar sua equipe. No sub-17, o treinador tinha ideia parecida. Um time que se defendia bem e que tinha na transição para o ataque velocidade muito grande. Nos treinos neste início de pré-temporada, foi possível ver atividades valorizando a posse de bola, uma alternativa ao jogo defensivo visto nos últimos anos com Jair Ventura.

“Vou respeitar esse processo do clube. O Ricardo e o Jair fizeram parte disso. A busca é pelo equilíbrio e performance máxima. Intensidade alta de jogo, equilíbrio ofensivo e defensivo, que a gente esteja ciente do que fazer em cada parte da partida”, explicou Felipe Conceição em entrevista ao Sportv.

“Muito bom (o clima). A gente manteve uma base e que a gente tinha um ambiente muito bom, trouxemos uns atletas da base, outros retornando de empréstimo. É um ambiente muito familiar, propício de trabalhar”, finalizou o treinador.

O Botafogo faz sua estreia na temporada no dia 16 de janeiro, uma terça-feira, às 21h30, quando receberá a Portuguesa, no Estádio Nilton Santos.