Topo

Cruzeiro e Inter avaliam Rithely. Melhor oferta até aqui foi do Atlético-MG

Rithely está na mira de Cruzeiro e Inter para 2018, mas já foi procurado pelo Galo - Guga Matos/JC Imagem
Rithely está na mira de Cruzeiro e Inter para 2018, mas já foi procurado pelo Galo Imagem: Guga Matos/JC Imagem

Marinho Saldanha e Thiago Fernandes

Do UOL, em Porto Alegre e em Belo Horizonte

10/01/2018 04h00

A vida de Rithely no Sport se tornou uma incógnita, já que Cruzeiro e Internacional avaliam a busca pelo volante de 26 anos. Só que a melhor proposta pelo atleta nesta janela de transferências, até o momento, foi do Atlético-MG.

Dias após o encerramento do Campeonato Brasileiro, o Galo enviou uma oferta de 1,5 milhão de euros (R$ 5,66 milhões) para adquirir 50% dos direitos do jogador. Os pernambucanos, no entanto, recusaram a proposta.

A intenção era receber um valor superior ao proposto pelo time de Belo Horizonte em um eventual negócio. A negativa do Sport afastou o Atlético das negociações. E o clube pernambucano, até o momento, não teve uma oferta melhor por seu patrimônio.

Eis que apareceu o Inter. O clube de Porto Alegre tenta um acordo com a equipe do Recife desde a segunda quinzena de dezembro. As conversas são para tentar o acordo por empréstimo. As tratativas, contudo, seguem estagnadas.

A equipe do Beira-Rio deu a sua cartada final para contar com o meio-campista na terça-feira (9). A ideia é o empréstimo de uma temporada, com cláusula de compra de 50% dos direitos.

Mesmo se não concluir o acordo, o Colorado terá a preferência sobre qualquer proposta por ele. A predileção se dá pelas idas de Anselmo (em definitivo) e Léo Ortiz (por empréstimo) para a Ilha do Retiro. Diante da indefinição com o Internacional, a diretoria do Sport ofereceu Rithely a outros clubes do Brasil, com o intuito de aumentar os números pelo volante. O Cruzeiro está entre os times que receberam contato dos nordestinos.

O vice de futebol Itair Machado e o técnico Mano Menezes deram o sinal verde para contratação do meio-campista. O dirigente, entretanto, estuda as condições apresentadas pelo Sport. A ideia é gastar o mínimo possível dos recursos do clube em busca de reforços.

Como já tem 26 anos e está fora dos padrões para um investidor convencional, o Cruzeiro não terá aporte para contar com o atleta.

O departamento financeiro do clube mineiro estuda a melhor maneira de viabilizar a sua contratação sem onerar o caixa. As conversas permanecem e Rithely pode definir o futuro nos próximos dias.

De toda forma, após receber uma oferta oficial do Cruzeiro a negociação não dependerá unicamente do Sport ou mesmo do jogador. Caberá ao Inter o veredito. Como tem preferência na chegada do atleta, qualquer oferta oficialmente entregue será repassada ao Colorado, que pode cobrir ou igualar. Ou, ainda, optar por deixar os pernambucanos concluírem o acordo.