Topo

Grêmio adota silêncio como estratégia para driblar concorrência e inflação

Renato Gaúcho ainda deve receber um centroavante e um lateral direito em seu time - Amr Abdallah Dalsh/Reuters
Renato Gaúcho ainda deve receber um centroavante e um lateral direito em seu time Imagem: Amr Abdallah Dalsh/Reuters

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

10/01/2018 04h00

O silêncio é a arma do Grêmio. Para movimentar-se da melhor forma no mercado de contratações, o Tricolor prefere a cautela e tenta manter todas investidas o mais secretamente possível para não atrair concorrentes e inflacionar valores.

A tática é manter em sigilo qualquer movimentação de mercado. As primeiras tiveram sucesso. Thaciano e Paulo Miranda foram chegadas que tornaram-se públicas quando a efetivação dos negócios era praticamente certa. Faltava apenas a troca de documentos.

Já em relação a Alisson e Tony Anderson, que chegam do Cruzeiro na negociação que levou Edílson ao clube mineiro, o assunto tomou a pauta antecipadamente por conta da negociação proposta pela Raposa.

Agora, os alvos são um centroavante e um lateral direito. Em ambos os casos, a promessa do vice de futebol Odorico Roman - que entregou o cargo e seguirá na função apenas até que o presidente Romildo Bolzan Júnior nomeie um substituto - é que o segredo é a alma do negócio.

"Não podemos falar em nomes porque quando se cita o noma de um jogador, o mercado percebe que ele pode ser negociado e também vai atrás. Um jogador que vale um determinado valor, passa a valer outro porque se cria uma concorrência. Temos de garantir que tudo fique em sigilo", disse o dirigente na última segunda-feira.

Entre os nomes já citados como alvos, Madson perdeu força. O Vasco não pretende liberar o jogador ao Tricolor. Zampedri, do Rosario Central, também foi negociação que não caminhou. Rivero, do Colo-Colo, é um dos nomes analisados, mas nenhuma negociação próxima de conclusão.

Enquanto isso, a direção trabalha para finalizar a renovação de contrato de Jael. O negócio deve tomar rumos definitivos nos próximos dias.