Após sexto empréstimo, Patric recebe mais uma oportunidade no Atlético-MG

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

  • Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

    Patric disputa com Samuel Xavier quem vai ser o lateral titular do Atlético-MG

    Patric disputa com Samuel Xavier quem vai ser o lateral titular do Atlético-MG

Há oito anos Patric se tornou jogador do Atlético-MG. Contratado pelo então presidente Alexandre Kalil numa negociação com o Benfica, o lateral chegou à Cidade do Galo aos 21 anos, como uma promessa, que meses antes havia se destacado na seleção brasileira sub-20. Se em janeiro de 2011 o jogador chegou à Cidade do Galo com status de titular, em janeiro de 2018 Patric tenta mais uma volta por cima com a camisa alvinegra, após o sexto empréstimo em apenas sete temporadas completas.

Fora dos planos do técnico Roger Machado, o lateral foi cedido ao Vitória, clube que defendeu até o fim da temporada passada. Algo que se tornou uma rotina desde que assinou com o Atlético. Anunciado como reforço em dezembro de 2010, Patric passou mais tempo longe de Belo Horizonte do que treinando na Cidade do Galo.

O primeiro empréstimo aconteceu logo no ano em que chegou. Titular no primeiro semestre de 2011, Patric foi afastado logo após Cuca assumir o comando do time. Sem lugar, o jovem lateral terminou a temporada na Ponte Preta. Na sequência vieram Avaí, Náutico, Coritiba e Sport. E foi o bom desempenho pelo rubro-negro pernambucano, no Brasileirão de 2014, que rendeu a Patric uma nova chance no Atlético.

Apesar de reserva de Marcos Rocha, o simples fato de retornar à Cidade do Galo era motivo de alegria para o jogador. Patric finalmente teve chance de jogar regularmente pelo Atlético, já que o titular da lateral direita se machucou. Porém, entre altos e baixos, o jogador jamais caiu nas graças da torcida. Situação que se agravou em 2016, com o técnico Diego Aguirre, que optou pelo jogador atuando mais avançando, para aproveitar a velocidade e força do atleta.

Em 2017, apenas duas partidas antes de ser emprestado ao Vitória. Ambas pela Florida Cup. Situação que estava perto de se repetir em 2018. Patric estava cotado para não ser aproveitado, tanto que Atlético e o próprio jogador já haviam recebido sondagens. Porém, a saída de Marcos Rocha para o Palmeiras mudou a situação. O técnico Oswaldo de Oliveira pediu pela permanência do jogador, que vai ter a terceira oportunidade com a camisa alvinegro.

"Estava bastante motivado com o meu retorno ao Galo, mas fiquei ainda mais contente quando soube que o Oswaldo de Oliveira quis minha permanência na equipe mesmo eu tendo outras propostas. Isso prova que ele conta com o meu futebol e farei de tudo para corresponder a expectativa depositada em mim", disse Patric, que pelo menos no começo desta temporada é reserva de Samuel Xavier, contratado recentemente.

Entre idas e vindas, o lateral disputou 102 partidas pelo Atlético e tem dez gols marcados. No currículo, Patric tem apenas um título com a camisa alvinegra, o Campeonato Mineiro de 2015.

Ação de Maluf evitou saída de Patric em 2015

Reprodução
Patric quase trocou o Atlético-MG pelo Osmanlispor, da Turquia, em 2015

A história de Patric com o Atlético-MG esteve perto de terminar na temporada 2015. O jogador assinou um pré-contrato com o Osmalinspor, da Turquia. Inclusive, chegou a posar para fotos com a camisa da equipe estrangeira. A situação só não foi concretizada graças ao trabalho do então diretor de futebol do Atlético, Eduardo Maluf. O dirigente contornou a situação e conseguiu renovar o vínculo de Patric.

O fato de o jogador ter posado para fotos e assinado o pré-contrato antes do prazo legal, seis meses antes do término do vínculo em vigor, foram determinantes para que o Atlético levasse a melhor nessa disputa. O novo acordo com Patric se encerra no final desta temporada e, por enquanto, as partes ainda não iniciaram conversas para que aconteça mais uma renovação.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos