Mais intenso, Shaylon começa ano em alta e pode ser titular no SP

Bruno Grossi e José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo (SP)

  • Ale Cabral/AGIF

    Shaylon em ação na reta final do Brasileirão, contra o Botafogo

    Shaylon em ação na reta final do Brasileirão, contra o Botafogo

Shaylon completou um ano como profissional do São Paulo. Promovido no início de 2017 por Rogério Ceni, que o tirou da disputa da Copa São Paulo de Juniores para realizar a pré-temporada nos Estados Unidos, o meia só foi conseguir uma sequência de jogos na reta final do Campeonato Brasileiro, já com Dorival Júnior, quando foi titular em quatro dos últimos seis jogos. O técnico gostou do que viu e, assim, o garoto de 20 anos começa 2018 em alta no Tricolor.

Desde os primeiros treinos no CT da Barra Funda, Shaylon figurou naquela que se apresentou como a formação mais próxima de um time titular de Dorival, enquanto um time alternativo foi preparado para a estreia no Campeonato Paulista. E ocupando um espaço de muita responsabilidade: a vaga que era de Hernanes, obrigado a voltar para o Hebei China Fortune devido a cláusula de retorno antecipado no contrato de empréstimo com o São Paulo.

"Ele ajudou bastante o time. Quando chegou, na situação em que a gente estava, fez tudo acontecer. Uniu o grupo, fez gol, deu assistência. Foi muito importante. Era um líder técnico. Você vê ele jogando e fica impressionado, como joga com as duas pernas de maneira igual. É uma coisa para aprender, não só pela qualidade técnica. Ele é um cara muito inteligente e concentrado, isso é bom para nós que estamos começando agora", disse o jovem meia ao UOL Esporte.

Dorival tem armado o meio de campo com os experientes Jucilei e Petros dando retaguarda para que Shaylon fique mais solto na criação das jogadas. A comissão técnica entende que o armador tem potencial para desequilibrar os jogos com enfiadas de bola precisas e chutes de longe, características presentes e decisivas justamente na figura de Hernanes no ano passado. Mas para conseguir repetir parte dos passos do Profeta, o camisa 20 precisa apresentar um outro elemento cobrado pelo treinador.

"Ele deu muitas dicas para mim. Principalmente, para melhorar na marcação. Ele cobra mais intensidade na marcação e é algo que levo comigo. Procurei melhorar. Ele gosta muito da base, sempre trabalhou com jovens e deu muitas oportunidades. Isso passa bastante confiança para a gente. Saber que ele confia dá mais tranquilidade para trabalhar e treinar bem. Ele não tem medo de escalar e dá atenção a todos", exaltou.

Erico Leonan/saopaulofc.net
Shaylon, durante treino da pré-temporada, com Bruno e Paulinho

Aos olhos da comissão técnica, com os jogadores que estão à disposição no elenco, Shaylon tem como principal concorrente o também garoto e amigo Lucas Fernandes. Nos primeiros treinos os dois atuaram juntos, com Lucas ocupando o posto que costumava ser de Christian Cueva no ano passado, mas a importância do peruano em campo pode fazer com que os jovens disputem mesmo uma posição na equipe.

"É uma concorrência sadia, todo mundo briga pelo seu espaço. Mas é claro que todo mundo quer jogar. E com o Lucas, posso jogar junto. O Dorival sabe disso, tomara que tenhamos sucesso em 2018 juntos", ressaltou Shaylon, que soma dois gols e uma assistência em 17 jogos como profissional. 

Veja outras declarações de Shaylon:

Projeção da temporada

"Ano passado foi muito difícil, passamos por algo que ninguém gostaria de passar, mas depois de toda a dificuldade a gente sai fortalecido para em 2018 fazer um ano melhor. Espero que a gente tenha um ano mais tranquilo, brigando por títulos. E que eu, individualmente, também tenha um ano bom, me firmando no profissional. Espero ter muitas alegrias".

Experiência com Rogério Ceni

"Foi uma experiência muito importante, trabalhar com um ídolo do clube, talvez o ídolo máximo do clube. Um cara que ganhou tudo que podia, isso ajudou a gente. Ele deu espaço para a molecada. Ele deu oportunidade, confiava no trabalho, colocou os moleques para jogar. Infelizmente, não teve uma sequência grande, mas deu para aprender muita coisa com ele, foi muito legal". 
 
 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos