Topo

CBF diz ter árbitro de vídeo já para 2018, mas quer rachar custo com clubes

CBF realizou testes no 2º semestre de 2017 e avalia implementação do recurso em 2018 - Divulgação/CBF
CBF realizou testes no 2º semestre de 2017 e avalia implementação do recurso em 2018 Imagem: Divulgação/CBF

Do UOL, no Rio de Janeiro

16/01/2018 15h54

Após meses de testes e impasses, a CBF garante estar pronta para implementar o árbitro de vídeo na próxima edição do Campeonato Brasileiro – 2018. A utilização do recurso, no entanto, ainda não está completamente definida.

De acordo com a confederação, a estreia do árbitro de vídeo (VAR) será votada no Conselho Técnico marcado para fevereiro e precisará da aprovação dos clubes. Com um detalhe importante a ser definido: o pagamento dos custos, uma vez que a CBF quer rachar a conta com os times.

“Vamos apresentar os contratos, os custos, a importância. E os clubes vão decidir se será implantado ou não. Só teremos uma posição após esse conselho técnico”, explicou o chefe de arbitragem da CBF, Coronel Marinho.

"Caso haja a aprovação, estamos completamente preparados. Nosso quadro de árbitros está preparado", completou Marinho.

Ainda há pendências no processo, no entanto. A estrutura dos estádios preocupa a direção de arbitragem e será mais um ponto debatido no conselho técnico.

“Vamos ver a viabilidade de cada empresa, as demandas não são tão simples. Depois da reunião teremos a certeza. Estamos aguardando ainda a divulgação do arbitro de vídeo pela Fifa, será em fevereiro também. Não é tão simples fazer. Temos que preparar todos os estádios, alguns não oferecem tantas condições. Tudo isso tem que ser analisado e será passado aos clubes”, disse o chefe da arbitragem, em entrevista após evento na sede da CBF na manhã desta terça (16).