Com Scarpa, Palmeiras reúne elite dos "garçons" e dá opção única a Roger

Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

Definida pelo Palmeiras como uma oportunidade de mercado, a contratação de Gustavo Scarpa, sacramentada na última segunda-feira (15), aumenta consideravelmente o leque de opções do técnico Roger Machado. Jogador versátil e inteligente, o ex-meia do Fluminense ainda se junta a outros dois alviverdes, Dudu e Lucas Lima, na elite dos "garçons" do futebol brasileiro.

Nos últimos anos, o trio palmeirense esteve sempre no topo da lista de chances de gol criadas no Brasil. Em 2017 e 2016, por exemplo, Scarpa foi o líder de assistências do Campeonato Brasileiro, empatado com Dudu na temporada retrasada; já Lucas Lima, segundo dados do Footstats, é o jogador com mais passes para gol no Brasil desde 2014, com Dudu em segundo.

Tanto poder de criação pode ser usado ao mesmo tempo por Roger sem comprometer o equilíbrio do time, já que o trio tem características diferentes. Dudu, o mais atacante dos três, é o capitão do time e titular absoluto na ponta esquerda; Lucas Lima é um armador de muita visão de jogo e movimentação, especialista em achar espaços vazios e fazer o time jogar.

Já Scarpa pode atuar em qualquer posição da linha de meias, mas oferece a Roger uma opção única dentro do elenco alviverde: a de ponta articulador, um jogador com característica de armação que atua pelo lado do campo. Apesar de ser principalmente um camisa 10, o atleta de 24 anos já jogou muitas vezes no Fluminense partindo da ponta direita e flutuando pelo meio para articular com o pé esquerdo.

Além disso, Dudu e Scarpa oferecem gols além de assistências, o que não deixaria o time dependente apenas do centroavante para balançar a rede. O capitão palmeirense entra bastante na área em busca de chances de finalização, e Scarpa chuta muito bem de longa distância. A bola parada do novo reforço, aliás, é outro acréscimo de peso ao arsenal do Palmeiras, que não tem um especialista na função.

Até aqui, Roger sempre tem armado o Palmeiras nos treinos com um ponta de velocidade pelo lado direito – Keno e Willian se alternaram como titulares. A chegada de Scarpa pode mudar essa configuração, caso ele seja mesmo escalado pelo lado do campo e forme um trio de armadores com Dudu e Lucas Lima atrás do centroavante.

O Palmeiras faz sua estreia oficial na temporada já nesta quinta-feira (18), contra o Santo André, no Allianz Parque, pelo Campeonato Paulista. Scarpa ainda não foi inscrito na competição, mas tem seu lugar reservado na lista alviverde.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos