Topo

Com Scarpa, Palmeiras reúne elite dos "garçons" e dá opção única a Roger

Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

16/01/2018 04h00

Definida pelo Palmeiras como uma oportunidade de mercado, a contratação de Gustavo Scarpa, sacramentada na última segunda-feira (15), aumenta consideravelmente o leque de opções do técnico Roger Machado. Jogador versátil e inteligente, o ex-meia do Fluminense ainda se junta a outros dois alviverdes, Dudu e Lucas Lima, na elite dos "garçons" do futebol brasileiro.

Nos últimos anos, o trio palmeirense esteve sempre no topo da lista de chances de gol criadas no Brasil. Em 2017 e 2016, por exemplo, Scarpa foi o líder de assistências do Campeonato Brasileiro, empatado com Dudu na temporada retrasada; já Lucas Lima, segundo dados do Footstats, é o jogador com mais passes para gol no Brasil desde 2014, com Dudu em segundo.

Tanto poder de criação pode ser usado ao mesmo tempo por Roger sem comprometer o equilíbrio do time, já que o trio tem características diferentes. Dudu, o mais atacante dos três, é o capitão do time e titular absoluto na ponta esquerda; Lucas Lima é um armador de muita visão de jogo e movimentação, especialista em achar espaços vazios e fazer o time jogar.

Já Scarpa pode atuar em qualquer posição da linha de meias, mas oferece a Roger uma opção única dentro do elenco alviverde: a de ponta articulador, um jogador com característica de armação que atua pelo lado do campo. Apesar de ser principalmente um camisa 10, o atleta de 24 anos já jogou muitas vezes no Fluminense partindo da ponta direita e flutuando pelo meio para articular com o pé esquerdo.

Além disso, Dudu e Scarpa oferecem gols além de assistências, o que não deixaria o time dependente apenas do centroavante para balançar a rede. O capitão palmeirense entra bastante na área em busca de chances de finalização, e Scarpa chuta muito bem de longa distância. A bola parada do novo reforço, aliás, é outro acréscimo de peso ao arsenal do Palmeiras, que não tem um especialista na função.

Até aqui, Roger sempre tem armado o Palmeiras nos treinos com um ponta de velocidade pelo lado direito - Keno e Willian se alternaram como titulares. A chegada de Scarpa pode mudar essa configuração, caso ele seja mesmo escalado pelo lado do campo e forme um trio de armadores com Dudu e Lucas Lima atrás do centroavante.

O Palmeiras faz sua estreia oficial na temporada já nesta quinta-feira (18), contra o Santo André, no Allianz Parque, pelo Campeonato Paulista. Scarpa ainda não foi inscrito na competição, mas tem seu lugar reservado na lista alviverde.