Topo

Messi perde pênalti, e Barça é derrotado pela primeira vez após 5 meses

Messi voltou a perder um pênalti, e o Barça levou um gol do seu rival local - Alex Caparros/Getty Images
Messi voltou a perder um pênalti, e o Barça levou um gol do seu rival local Imagem: Alex Caparros/Getty Images

Do UOL, em São Paulo (SP)

17/01/2018 19h52

Dono de um retrospecto quase perfeito na temporada, o Barcelona, enfim, teve uma noite amarga. Em jogo no qual Lionel Messi voltou a desperdiçar um pênalti e Paulinho saiu machucado, o líder do Campeonato Espanhol perdeu para o rival Espanyol pelo placar de 1 a 0, fora de casa, e saiu em desvantagem no duelo válido pelas quartas de final da Copa do Rei. O único gol do duelo saiu aos 43min da segunda etapa com Óscar Melendo.

Mais do que o revés no duelo direto por uma vaga na semifinal e as notícias ruins para o craque argentino e o volante brasileiro, o Barça viu cair uma longa invencibilidade na noite desta quarta-feira no Estádio Cornella el Prat. Foi a primeira derrota da equipe desde o 2 a 0 para o Real Madrid, em 16 de agosto, pelo segundo jogo da Supercopa espanhola.

O resultado negativo sem vazar o adversário fora de casa obriga o Barcelona a depender obrigatoriamente de uma vitória por dois gols de diferença para avançar à semifinal. Ao Espanyol, que pela primeira vez venceu o arquirrival na nova arena inaugurada em 2009, basta um empate para passar de fase e decretar a grande surpresa da temporada no país em anos.

O confronto da volta está marcado para o dia 25, no Camp Nou. Antes, os dois clubes se concentram novamente no Campeonato Espanhol. O Barcelona defende o conforto na liderança diante do Betis, fora de casa, no domingo, a partir das 17h45 (de Brasília). O Espanyol joga sábado, às 10h, contra o Sevilla, novamente no Cornella el Prat.

Castigo no fim

O Barcelona criou as melhores chances e deixou o gramado sem o direito de reclamar da má sorte – Messi quem o diga, com o pênalti perdido. O velho clichê do futebol de “quem não faz, toma” apareceu para punir a equipe de Ernesto Valverde. Aos 43min, Melendo recebeu cruzamento de Gerard e superou Cilliessen para assegurar o resultado positivo e decretar a primeira derrota barcelonista após 29 partidas.

Preocupação por Paulinho

Paulinho Barcelona Espanyol - David Ramos/Getty Images - David Ramos/Getty Images
Paulinho sentiu problemas musculares e saiu no começo do 2º tempo
Imagem: David Ramos/Getty Images

Além do resultado negativo, o Barcelona deixou o estádio rival com uma preocupação a mais. Paulinho sentiu dores e acabou substituído no início do segundo tempo. De acordo com informações da imprensa espanhola, o meio-campista brasileiro acabou substituído por um incômodo muscular.

Messi reencontra fantasma dos pênaltis

Messi e os pênaltis, uma relação tumultuada. Depois de boa sequência, o craque argentino voltou a desperdiçar uma penalidade diante do rival local. Aos 17min, o camisa 10 cobrou a infração no canto esquerdo de Diego Lopez, que se esticou todo para evitar o gol adversário. Foi o 21º pênalti desperdiçado em 86 cobrados, segundo números publicados pelo MisterChip.

Bem-vindo de volta, Rafinha

A boa notícia envolveu um brasileiro. Depois de 290 dias fora dos gramados por problemas físicos, Rafinha voltou a atuar pelo Barcelona. Especulado como futuro reforço da Internazionale, o filho do tetracampeão Mazinho entrou aos 32min no lugar de Denis Suárez.