Topo

Só 4 dos 11 jogadores do Flu que mais atuaram em 2017 seguem no clube

Henrique Dourado é um dos pouquíssimos remanescentes de 2017 - Thiago Ribeiro/AGIF
Henrique Dourado é um dos pouquíssimos remanescentes de 2017 Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

17/01/2018 04h00

Quando pisar o campo do Eucy Resende para enfrentar o Boavista, às 16h30, em partida válida pela estreia no Campeonato Carioca, a torcida tricolor verá caras ainda pouco familiares. Com os principais jogadores em trânsito dos Estados Unidos para o Brasil, os nomes mais pesados do elenco serão poupados da maratona.

Mas a realidade é que, da temporada de 2017, de más lembranças para o torcedor, muito pouca gente ficou para contar história. hoje, o clube não conta mais com sete dos 11 jogadores que mais vestiram a camisa tricolor ano passado. E a lista ainda pode aumentar se Henrique Dourado tiver os seus apelos atendidos. Campeão de partidas, o Ceifador já falou publicamente sobre o desejo de partir.

As razões para a não-permanência de cada um destes nomes são diferentes entre si, mas indicam que o clube tem levado em conta em sua avaliação critérios que vão além dos minutos em campo para tomar suas decisões sobre a formação do elenco. Desempenho, postura e, claro, ofertas vantajosas, selaram o destino de boa parte destes "fominhas" do ano passado.

Além de Dourado, os "sobreviventes" são Sornoza, Júlio César e Renato Chaves, todos nomes fora da partida contra a equipe da Região dos Lagos. Já a lista dos que não fazem mais parte dos planos inclui nomes de peso como Scarpa, Henrique, Lucas e Orejuela. A expectativa do técnico Abel Braga é que ele possa escalar o seu Fluminense ideal na partida contra o Botafogo, dia 20 de janeiro, no Maracanã. 

Os "fominhas" do Flu em 2017

Henrique Dourado (59 jogos) – Segue no clube
Wendel (56 jogos) -  Negociado com o Sporting (POR)
Henrique (56 jogos) - Dispensado
Lucas (56 jogos) - Empréstimo não foi renovado
Gustavo Scarpa (51 jogos) – Entrou em litígio e fechou com o Palmeiras
Orejuela (49 jogos) – Emprestado para a LDU
Wellington (43 jogos) – Negociado com o Internacional
Sornoza (42 jogos) – Segue no clube
Júlio César (40 jogos) - Segue no clube
Renato Chaves (36 jogos) - Segue no clube
Richarlison (36 jogos) - Negociado com o Watford (ING)