Neymar e Messi se rendem a Ronaldinho; veja homenagens

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação/Barcelona

    Neymar prestou homenagem a Ronaldinho Gaú

    Neymar prestou homenagem a Ronaldinho Gaú

Após o anúncio da aposentadoria de Ronaldinho Gaúcho, jogadores e entidades do futebol do mundo inteiro prestaram homenagens ao brasileiro. Pelé foi um deles, assim como Neymar e o argentino Lionel Messi, um "pupilo" do agora ex-jogador durante o período em que atuaram no Barcelona. O atacante do PSG exaltou as habilidades do compatriota.

"Que honra fazer parte da sua história. Sempre vou me lembrar da sua alegria em campo, você deixou um legado que dificilmente será batido no futebol arte. Obrigado por tudo o que fez pelos amantes de futebol", escreveu Neymar em sua conta oficial no Instagram.

Messi, por outro lado, escreveu uma mensagem emotiva e tratou de agradecer Ronaldinho. O hoje camisa 10 do Barça foi "adotado" pelo brasileiro durante o início de carreira - o primeiro gol do craque argentino pelo Barcelona saiu após passe do ex-meia.

"Como sempre disse, aprendi muito ao seu lado. Sempre estarei agradecido por facilitar tudo quando cheguei ao vestiário. Tive a sorte de compartilhar muitas coisas com você e me alegro muitíssimo porque, além de um fenômeno com a bola, você é uma grandíssima pessoa e isso é o mais importante. Mesmo que você decida ir, o futebol nunca se esquecerá do seu sorriso. Tudo de bom, Ronnie", desejou Messi.

Pelé, por sua vez, destacou a alegria de Ronaldinho nos Gramados: "Ronaldinho, você trouxe um sorriso no rosto de todos. Desejo que você consiga driblar todos os desafios da vida, assim como fez nos gramados", disse o Rei.

O Barcelona, clube em que Ronaldinho viveu os melhores momentos de sua carreira, também prestou homenagem por meio de duas postagens no Twitter.

Samuel Eto'o, que fez parceria de sucesso com Ronaldinho no ataque do Barcelona, foi mais um a deixar sua mensagem: "Obrigado por tudo".

 

Mon frère et ami. Merci pour TOUT ??????adrénaline @Ronaldinho

Uma publicação compartilhada por Samuel Eto'o (@setoo9)

 

 

 

em

Patrick Kluivert, outro companheiro de ataque de Ronaldinho no Barcelona, foi mais um a exaltar o ex-colega: "Pessoa e jogador fantástico. Foi um prazer ter jogado com você, irmão", escreveu.

Casillas, ídolo do rival Real Madrid, também prestou uma homenagem: "Você me fez sofrer, mas como amante de futebol eu também desfrutei. Você é genial", falou.

O Milan, mais um clube que Ronaldinho defendeu, homenageou o brasileiro postando um de seus gols pela equipe.

Até o Chelsea entrou na roda de homenagens postando um golaço que Ronaldinho fez contra o clube inglês.

 

'A sensational goal whoever you support.' Good luck in your retirement, @ronaldinho. #CFC #Chelsea

Uma publicação compartilhada por Chelsea FC! (@chelseafc)

 

 

 

em

Diego Tardelli, campeão da Libertadores com o Atlético-MG ao lado de Ronaldinho, exaltou a parceria: "Que privilégio e que honra ter jogado com o melhor do mundo", elogiou.

Jô, que também participou da conquista continental do Galo, foi mais um a relembrar a parceria com Ronaldinho: "Foi um enorme prazer ter jogado ao seu lado e feito parte da sua história", postou.

Rival pelo Real Madrid e colega pela seleção brasileira, Roberto Carlos também exaltou Ronaldinho: "Obrigado por tua magia".

Thiago Silva, zagueiro do PSG e da seleção brasileira, postou foto de visita de Ronaldinho ao clube francês. "Fim da carreira de um verdadeiro monstro", afirmou o defensor, que jogou com Ronaldinho no Milan.

Willian, outro representante da atual seleção brasileira, foi mais um a homenageá-lo: "Para mim sempre será o melhor de todos os tempos".

O volante Lucas Leiva, que chegou a ser companheiro de Ronaldinho na seleção brasileira, também deixou sua mensagem: "Obrigado por ter me recebido tão bem na seleção, algo que nunca vou esquecer", disse o jogador da Lazio.

Hulk, que também jogou com Ronaldinho na seleção, também se derreteu ao ex-camisa 10. "Agradecer pela magia, criatividade, classe e alegria que você distribuiu durante anos pelos gramados mundiais", declarou.

A organização do Campeonato Espanhol mostrou a gratidão por Ronaldinho: "Sorriso. Magia. Futebol. Amor. Samba. História. Superioridade. Espetacular. Camp Nou. Barcelona. Exclusivo. Especial. Brilhante. Bola de Ouro. Lenda".

E a organização da Liga dos Campeões da Europa disse que Ronaldinho é uma lenda. 

Teve até personalidade de fora dos campos exaltando Ronaldinho. Trata-se de Falcão, jogador de futsal. "Agora oficialmente podemos dizer que o futebol-arte está de luto", declarou.

O Atlético-MG, equipe pela qual Ronaldinho conquistou a Copa Libertadores em 2013, também tratou de homenagear o craque, assim como o Fluminense. Por sua vez, Gabriel Jesus e Philippe Coutinho também trataram de homenagear o ex-camisa 10 da seleção; até antigos rivais, como Andrea Pirlo, se renderam.

 

One of the best ? Grazie Ronny è stato un piacere giocare con te! @ronaldinho

A post shared by Andrea Pirlo Official (@andreapirlo21) on

De acordo com Assis, irmão e empresário de Ronaldinho, a ideia é que a despedida aconteça após a Copa do Mundo deste ano. Em contato com o UOL Esporte, contudo, Assis afirma que ainda não há nada oficial em relação ao último jogo do meia.

O último time de Ronaldinho foi o Fluminense. No clube carioca, o meia realizou nove partidas em 2015 antes de rescindir seu contrato.

Atualmente, Ronaldinho exerce a função de embaixador do Barcelona. O meia participa de jogos amistosos do time de lendas do clube espanhol, ao lado de ex-jogadores como Rivaldo, Edmilson e Kluivert.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos