Topo

Grêmio busca "tiro certo" e estica prazo para fechar com centroavante

Nico Blandi, do San Lorenzo, foi um dos nomes sondados pelo Grêmio - Juan Mabromata/AFP
Nico Blandi, do San Lorenzo, foi um dos nomes sondados pelo Grêmio Imagem: Juan Mabromata/AFP

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

18/01/2018 04h00

O Grêmio procura dois atacantes, um deles para ser titular, e por isso trabalha com a ideia de que terá de dar um ‘tiro certo’. Assim, a busca é mais rigorosa e até agora tem sido difícil. Nesse cenário, o Tricolor já trata a estreia da Libertadores como prazo para os reforços chegarem. A renovação de Jael também dará mais tranquilidade, na visão da direção.

O Tricolor estreia na Libertadores em 27 de fevereiro, contra o Defensor-URU. A lista de inscritos precisa ser entregue até 48h antes de a bola rolar em Montevidéu e é esse o prazo.

“Nesse elenco estão faltando os dois centroavantes e mais um meia. E quem vier, tem de vir para disputar lugar no time titular”, disse Romildo Bolzan Jr., presidente do Grêmio. "Vamos ter centroavante, isso é certo. Se der, já para a Recopa. Se não der, temos até a estreia na Libertadores", completou.

Internamente o conceito é de que o Grêmio não pode errar na contratação de um atacante. E justamente por isso não quer tomar decisões apressadas. O fato do elenco principal voltar aos treinos nesta quinta-feira (18) dá mais tempo para os dirigentes.

Além de ser um perfil bem específico, centroavante em boa fase, o Grêmio tem outro elemento que precisa lidar: as finanças. Outro ponto que dá tempo é Jael. O centroavante acertou a renovação e será, na arrancada dos trabalhos, o único da função à disposição de Renato Gaúcho. Com ele, o time não fica completamente carente de um jogador para atuar no ataque.

Antes da estreia na Libertadores, o Grêmio disputa a Recopa Sul-Americana nos dias 14 e 21 de fevereiro. Nos dois jogos contra o Independiente-ARG, o primeiro em Avellaneda, é bem provável que os novos atacantes ainda não tenham chegado.

Confira nomes já especulados ou sondados pelo Grêmio

Jonathan Alvez, 29 anos

Uruguaio foi destaque no Barcelona de Guayaquil e já fechou com o Junior Barranquilla, da Colômbia. Antes de acertar lá, foi oferecido ao Grêmio. Teve o nome descartado, mesmo com aprovação de Renato, pelo preço e comportamento extracampo.

Facundo Ferreyra, 26 anos

Argentino do Shakthar Donestk, da Ucrânia, foi especulado como alvo por estar perto do fim do contrato. De acordo com o Grêmio, ele nunca foi considerado na lista de opções.

Nico Blandi, 28 anos

Grêmio buscou contato com o San Lorenzo para tentar empréstimo. O Ciclón respondeu que só topa uma venda e pediu um valor considerado alto.

Henrique Dourado, 28 anos

O Grêmio tentou o centroavante, mas em 2015. À época não avançou por diferenças financeiras. Agora, mesmo com a condição do Fluminense, não foi tentado. Na Arena o entendimento é que o custo é pesado para o estilo de jogo e idade.

Gilberto, 28 anos

Ex-Inter e são Paulo, atacante é elogiado na Arena e também já foi tentado antes. Agora está fora da relação e descartado pelos dirigentes como uma opção.

Enrique Triverio, 29 anos

Carrasco do Grêmio na Libertadores de 2016, atacante ex-Toluca-MEX e agora no Racing-ARG foi oferecido. Dirigentes elogiam, mas negam tratativas.

Fernando Zampedri, 29 anos

Jogador do Rosario Central-ARG foi apresentado por empresários como opção. Grêmio analisou e não considerou investimento.

Emmanuel Gigliotti, 30 anos

Campeão da Sul-Americana com o Independiente-ARG, centroavante foi sondado pelo Grêmio. Clube não achou os valores elevados, mas o nome não se tornou unanimidade internamente.