"Ronaldinho ajudou a recuperar a autoestima do Barcelona", diz Guardiola

Caio Carrieri

Colaboração para o UOL, em Manchester (ING)

  • AFP

Ronaldinho Gaúcho foi tema da entrevista coletiva de Pep Guardiola no Manchester City, nesta sexta-feira (19). O treinador comentou sobre a aposentadoria do meia-atacante e destacou sua importância para o Barcelona, clube em que os dois fizeram história.

"Quando Laporta (Joan, ex-presidente) se tornou o presidente do Barcelona, Ronaldinho chegou com grande impacto. No auge, Ronaldinho era a maior influência no Barcelona. Isso ajudou a recuperar a autoestima do clube depois de anos de baixa. Ronaldinho contribuiu muito para mudar a situação, com anos fantásticos, títulos da liga e da Liga dos Campeões", afirmou Guardiola.

A chegada de Guardiola culminou com a saída de Ronaldinho do Barcelona. Em maio de 2008, o espanhol foi anunciado como novo técnico da equipe. Poucos dias depois, Joan Laporta afirmou que o brasileiro precisava de "um novo desafio". O meia-atacante se transferiu para o Milan no mês seguinte.

"Ele era um jogador de outro nível. Até a chegada do Messi, nunca tinha visto nada comparável. Por isso, desejo a ele tudo de melhor no futuro. O impacto dele foi gigante não só no Barcelona, mas no futebol como um todo", completou Guardiola.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos