Topo

Sem Neymar e com gol de Marquinhos, PSG vence e avança na Copa da França

Charly Triballeau/AFP
Imagem: Charly Triballeau/AFP

Do UOL, em São Paulo

24/01/2018 17h18

O PSG teve alguma dificuldade, mas se classificou às oitavas de final da Copa da França nesta quarta-feira (24), no Parque dos Príncipes. Jogando desfalcado de Neymar e Mbappé diante do seu torcedor, o time parisiense ganhou do Guingamp por 4 a 2 e avançou à próxima fase da competição após uma partida equilibrada contra o nono colocado do Campeonato Francês.

Rabiot, Deaux (contra), Pastore e o capitão Marquinhos fizeram os gols do PSG, enquanto Thuram e N'Gbakoto marcaram de pênalti os gols do eliminado Guingamp.

O adversário do PSG nas oitavas de final do torneio será definido nesta quinta-feira (25), em sorteio que está marcado às 17h (de Brasília).

Cavani - Thibault Camus/AP - Thibault Camus/AP
Imagem: Thibault Camus/AP

Cavani para em goleiro e não chega a recorde

O uruguaio Cavani entrou em campo empatado com Ibrahimovic como maior artilheiro da história do PSG, com 156 gols marcados pelo clube. Apesar de experiente, o centroavante se mostrou afoito no duelo com o Guingamp, perdendo quatro chances claras de gol no primeiro tempo no Parque dos Príncipes. No segundo, o goleiro Johnsson fez uma sequência espetacular de defesas aos 9min e evitou o recorde do uruguaio, que ainda teve outras duas oportunidades para marcar - uma defendida e outra abdicada por um passe errado.

Di María - Thibault Camus/AP - Thibault Camus/AP
Imagem: Thibault Camus/AP

Guingamp equilibra primeiro tempo

O duelo foi equilibrado a princípio, com PSG e Guingamp se alternando na criação de jogadas perigosas. As boas jogadas ensaiadas fizeram a diferença para o time da casa, que abriu o placar aos 21min em um escanteio batido por Di María e concluído de cabeça por Rabiot na pequena área e ampliou três minutos depois em uma cobrança de falta de Di María, desviada por Deaux para suas próprias redes. O Guingamp não desistiu e descontou aos 33min, em um pênalti convertido por Thuram – o goleiro Trapp foi o responsável pela falta que resultou na penalidade.

PSG prevalece na segunda etapa

Precisando do resultado para avançar na competição, o Guingamp seguiu em busca do empate após o intervalo, mas mais foi pressionado do que pressionou o PSG. O goleiro Karl-Johan Johnsson fez seu melhor para evitar que o time da casa ampliasse a vantagem no marcador, realizando grandes defesas em finalizações de Cavani, porém foi vencido pela terceira vez na noite aos 19min, em uma cabeçada de Pastore após cruzamento de Draxler. N’Gbakoto fez o segundo do Guingamp em novo pênalti, cometido por Meunier, mas Marquinhos fechou o placar aos 44min.

Pastore - Gonzalo Fuentes/Reuters - Gonzalo Fuentes/Reuters
Imagem: Gonzalo Fuentes/Reuters

Lesionados, Neymar e Mbappé são desfalques

O PSG foi escalado com uma linha de frente modificada para o duelo contra o Guingamp, pois nem Neymar, nem Mbappé estavam aptos fisicamente para participar da partida. O brasileiro ainda se recupera de dores na coxa direita, que o deixaram de fora do jogo do fim de semana passado, contra o Lyon. Já o francês está afastado por conta da trombada forte que sofreu com o goleiro Anthony Lopes na partida do último domingo.

Após vaias, Neymar recebe apoio de torcida

“Vaiar nossos jogadores é o oposto de nossos valores”, foram os dizeres de uma faixa estendida nas arquibancadas do Parque dos Príncipes durante o jogo contra o Guingamp. A mensagem partiu dos ultras (torcedores organizados) do time parisiense, apontados como responsáveis pela vaia que Neymar recebeu na última semana, na goleada por 8 a 0 sobre o Dijon.

Ficha técnica

PSG 4 x 2 Guingamp

Data: 24 de janeiro de 2018
Hora: 15h30 (de Brasília)
Local: Parque dos Príncipes, em Paris (França)
Gols: Rabiot aos 21', e Deaux (contra) aos 24' do primeiro tempo, Pastore aos 19', Marquinhos aos 44' do segundo tempo (PSG); Thuram, aos 33' do primeiro tempo, N'Gbakoto, aos 30' do segundo tempo (Guingamp).

PSG: Trapp, Meunier, Marquinhos, Kimpembe e Berchiche; Pastore, Lo Celso e Rabiot; Di María, Cavani e Draxler (Nkunku). Técnico: Unai Emery

Guingamp: Johnsson; Ikoko, Kerbrat (Sorbon), Eboa Eboa, Rebocho; Deaux, Phiri, N’Gbakoto, Blas (Salibur) e Coco (Briand); Thuram. Técnico: Antoine Kombouare