Topo

Zidane admite que tem cargo ameaçado, e Real x PSG ganha ainda mais peso

Real perde para o Leganés, cai na Copa do Rei e sai vaiado do Bernabéu - Juan Medina/Reuters
Real perde para o Leganés, cai na Copa do Rei e sai vaiado do Bernabéu Imagem: Juan Medina/Reuters

Do UOL, em São Paulo

25/01/2018 08h14

A 19 pontos do líder Barcelona no Campeonato Espanhol e agora eliminado na Copa do Rei, o Real Madrid enfrenta um momento de turbulência que coloca até o trabalho do técnico Zinedine Zidane em xeque. E o próprio treinador admite que vive situação delicada.

Após a derrota por 2 a 1 para o Leganés na última quarta-feira, Zidane assumiu a responsabilidade, concordou que o seu cargo está em risco e colocou ainda mais peso para o duelo contra o PSG, pelas oitavas da Liga dos Campeões.

“Claro, isso é muito claro (que joga os eu futuro no cargo contra o PSG). Eu sou responsável por isso. Eu sou o treinador. Eu tenho que encontrar as soluções. Nós as encontramos, mas não com regularidade suficiente. O que eu tenho a fazer é assumir a situação. Eu sempre vou lutar. Vou continuar trabalhando. O que eu vou fazer é buscar coisas. Procurar que a equipe seja mais eficiente”, disse.

Real Madrid e PSG se enfrentam no dia 14 de fevereiro, no Santiago Bernabéu. A volta está marcada para o dia 6 de março. Uma eliminação significará o fim das ambições do clube na temporada, já que tirar uma desvantagem de 19 pontos para o Barcelona soa como uma missão quase impossível.

Mesmo neste cenário, dificilmente Zidane será demitido em meio à temporada. Segundo a imprensa espanhola, um novo fracasso deve acelerar o início de uma transição, com a saída do treinador esperada para julho.

O jornal catalão "Sport", porém, diz que a demissão pode ocorrer ainda durante fevereiro. O diário publica nesta quinta-feira que o treinador se sente traído pelo elenco, depois de ter recusado reforços e apostado na manutenção do grupo campeão da última temporada. A atitude passiva em campo seria o motivo do sentimento. 

Zidane assumiu o comando do Real Madrid no início de 2016. Desde então, conquistou dois títulos da Liga dos Campeões, um do Campeonato Espanhol e dois Mundiais de Clubes.

Jogo "de peso" também para o PSG

Se o Real Madrid joga suas últimas fichas na temporada na Liga dos Campeões, o PSG também encara o duelo pressionado. Nem tanto pelos resultados - o time lidera o Francês e está vivo nas Copas disputadas na França -, mas pela importância da Champions para o clube. Uma eliminação nas oitavas seria considerada fracasso depois de altos investimentos.