Topo

Em estreia de Coutinho, Barça vence e vai à semi da Copa do Rei

Messi - Alex Caparros/Getty Images - Alex Caparros/Getty Images
Imagem: Alex Caparros/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

25/01/2018 20h21

O Barcelona está na semifinal da Copa do Rei. Na estreia do brasileiro Philippe Coutinho, a equipe venceu o Espanyol por 2 a 0, nesta quinta-feira (25), no Camp  Nou, e avançou para a próxima fase do torneio.

O primeiro jogo de Coutinho com a camisa catalã, no entanto, foi decidido por Suárez e Messi. O argentino merece uma menção à parte: seu gol não só sacramentou a vitória, como foi o 4.000º da história do estádio do Barcelona.

O adversário da semifinal só será conhecido nesta sexta, em sorteio entre os outros classificados Leganés, Valencia e Sevilla. É importante destacar que o Barça ainda levou um susto aos 35 do segundo tempo, quando o Espanyol pediu pênalti de Alba e a arbitragem não apitou.

Coutinho em campo

Coutinho - Lluis Gene/AFP - Lluis Gene/AFP
Imagem: Lluis Gene/AFP

Além do confronto em si, que é um clássico na Catalunha, a torcida do Barcelona tinha a expectativa de ver em ação seus principais reforços da última janela. Estamos falando de Coutinho e Mina, que ficaram no banco da equipe pela primeira vez desde que foram contratados junto ao Liverpool e ao Palmeiras, respectivamente.

O craque brasileiro entrou em campo aos 22 do segundo tempo para substituir Iniesta. Em sua partida de estreia, teve atuação tímida e deu apenas alguns bons passes na intermediária, mas foi ovacionado pelos quase 80 mil presentes no Camp Nou que vibraram a cada toque do brasileiro na bola.

Vale lembrar que Coutinho só pode defender a equipe nesta temporada em competições nacionais como o Espanhol e a Copa do Rei, já que já atuou pelo Liverpool na atual edição da Liga dos Campeões.

4 mil gols no Camp Nou

A histórica marca do 4.000º gol do Camp Nou não poderia pertencer a outro atleta que não Lionel Messi. Aos 24 minutos do primeiro tempo, o argentino recuperou a bola diante da marcação, fez o giro, carregou para a entrada da área e chutou. Para o azar do Espanyol, a finalização desviou na zaga e enganou o goleiro Lopez.

Bonito gol, mas... foi legal?

Difícil dizer! É bem verdade que Suárez estava à frente da marcação quando recebeu levantamento para abrir o placar com um toque de cabeça, mas Vidal e a bola parecem estar na mesma linha que o uruguaio. O vídeo acima pode levantar o debate, mas a arbitragem validou o lance que colocou o Barça em vantagem aos 7 minutos da etapa inicial.

Não no Camp Nou

A eliminação histórica do Real Madrid para o Leganés no dia anterior, em pleno Santiago Bernabéu, serviu de lição para o Barcelona. Com a obrigação de vitória para avançar, já que haviam sido derrotados por 1 a 0 no jogo de ida, Messi e companhia não deram chance para a 'zebra' e passaram com facilidade pelo rival catalão. Os duelos de semifinal serão definidos nesta sexta, em sorteio entre Barça, Leganés, Valencia e Sevilla.

Gracies, Masche

Agora que oficializou sua transferência para o Hebei Fortune, da China, Mascherano foi homenageado pelo clube antes do apito inicial. Além de letras gigantes que agradeciam e ele por tudo, o argentino ainda recebeu um quadro com a camisa do Barça e sonoros aplausos da torcida.

FICHA TÉCNICA
BARCELONA 2 X 0 ESPANYOL

Data e hora: 25 de janeiro de 2018, às 18h30 (de Brasília)
Local: Camp Nou, em Barcelona (Espanha)
Árbitro: Antonio Mateu Lahoz
Cartões amarelos: Suárez, Messi, Alba, Paulinho (Barcelona); Hermoso, Granero, Sergio García, Naldo (Espanyol)
Gols: Suárez, aos 7, e Messi, aos 24 minutos do primeiro tempo

BARCELONA: Cillessen; Sergi Roberto, Piqué, Umtiti e Jordi Alba; Busquets, Rakitic (Andre Gomes), Aleix Vidal (Paulinho) e Iniesta (Coutinho); Messi e Suárez
Técnico: Ernesto Valverde

ESPANYOL: Lopez; Navarro, Naldo, Hermoso e Caricol; Fuego, Sanchez (Melendo), Granero (Sergio García), Lopez e Darder (Léo Baptistão); Moreno
Técnico: Quique Flores