Topo

Lugano vai a clássico como dirigente do SP e é elogiado: "Representa muito"

Após 213 partidas em campo, uruguaio inicia nova história nos bastidores - Mauro Horita/Estadão Conteúdo
Após 213 partidas em campo, uruguaio inicia nova história nos bastidores Imagem: Mauro Horita/Estadão Conteúdo

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

27/01/2018 15h34

Dias após aceitar o convite do presidente Carlos Augusto de Barros e Silva para voltar ao São Paulo como dirigente, o ex-zagueiro Diego Lugano chegou ao estádio do Pacaembu ao lado de Raí, diretor-executivo, e Ricardo Rocha, coordenador de futebol do clube, neste sábado, antes do clássico contra o Corinthians pela quarta rodada do Campeonato Paulista. O uruguaio inicia funções administrativas e institucionais menos de dois meses após se despedir do futebol em campo e ganhou elogios do elenco.

"Feliz que o Lugano está por perto, porque é um cara que representa muito para nós jogadores. Em 2017 ele foi muito importante mesmo às vezes sem estar dentro de campo, mas fora deu um suporte muito grande. Eles (Lugano, Raí e Ricardo Rocha) são ídolos do clube, jogadores que marcaram história no São Paulo. Ficamos felizes de olhar para o lado e ver essas pessoas do nosso lado, isso ajuda bastante. Espero que todos juntos possamos colocar o São Paulo onde ele merece estar", discursou o zagueiro Rodrigo Caio, um dos líderes do atual elenco.

Lugano entrou em campo pela última vez em 3 de dezembro de 2017, no empate em 1 a 1 com o Bahia pelo Brasileirão. Em seguida ele saiu de férias e passou a analisar as possibilidades que haviam sido abertas para seu futuro, como atuar por outro clube fora do país ou encerrar a carreira. O ídolo havia recebido um contato informal de Vinicius Pinotti, antecessor de Raí como diretor-executivo, para retornar ao São Paulo, mas posteriormente é que recebeu a oferta financeira e o detalhamento de suas funções e atribuições no cargo.

O ex-zagueiro será dirigente, e não membro da comissão técnica, mas frequentará o CT da Barra Funda constantemente para colocar em prática a boa relação com o elenco. Lugano ainda terá missões institucionais, como representar o São Paulo em eventos e reuniões com federações. Ao lado de Raí, a ideia é formar uma diretoria de futebol forte, que imponha respeito e credibilidade.