Rival do Vasco na Liberta tem 23 anos de vida e escala "El Tanque" genérico

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Romina Martínez / Rádio Agricultura

    Elenco do Universidad de Concepción: 2ª vez na história que disputam o torneio

    Elenco do Universidad de Concepción: 2ª vez na história que disputam o torneio

Adversário do Vasco nesta quarta-feira, na segunda fase da Copa Libertadores, o Universidad de Concepción surgiu, como o próprio nome diz, por meio da faculdade da cidade de Concepcion, que fica na região central do Chile. O detalhe é o tempo de vida da equipe. Fundado por estudantes em 1994, o clube conseguiu, mesmo tão novo, progredir rapidamente no futebol chileno.

Esta será a segunda participação da equipe na Libertadores. Anteriormente, a disputou em 2004, caindo, inclusive, num grupo onde tinha o Cruzeiro. Na ocasião, a equipe não avançaou de fase. Na primeira divisão, tem dois títulos da Copa Chile e três participações na Copa Sul-Americana. O Universidad de Concepción possui o treinador mais novo do futebol chileno: o ex-jogador e ex-comentarista esportivo Francisco Bozán, de apenas 31 anos.

"Ele tem uma metodologia de jogo muito parecida com a de Marcelo Bielsa e Jorge Sampaoli (treinadores com passagens de sucesso pela seleção do Chile). Suas equipes costumam atacar muito", informou ao UOL Esporte a jornalista chilena Romina Martínez, da Rádio Agricultura.

Apesar da ascensão meteórica, o clube ainda não conta com um grande número de torcedores. A diretoria realizou uma promoção de ingressos, mas mesmo assim, é pouco provável que o estádio esteja lotado contra o Vasco. Seu rival da região é o Huachipato.

Para disputar a Libertadores o Universidad de Concepción investiu e, nesta segunda-feira (29), apresentou seis reforços, sendo quatro com passagens pela seleção do Chile.

"Pineda é um dos reforços no ataque. Figueroa é um bom lateral proveniente do Colo Colo. Martínez é um zagueiro central com experiência. Salazar chegou recentemente e é goleiro. E Morales também veio do Colo Colo e é um homem que pode ajudar muito na armação com Droguett", disse Romina.

O time também trouxe para o ataque Santiago Silva, que apesar de ser uruguaio, não é o famoso "El Tanque", que coleciona participação em diversos clubes sul-americanos, inclusive o Corinthians, no Brasil. Este tem dez anos a menos. Possui 27. Foi revelado pelo Danúbio (URU) e tem passagens por Peñarol (URU), Cerro (URU), Sporting Cristal (PER) e América de Cali (COL).

Geralmente, o Concepción costuma negociar suas revelações para os times mais tradicionais como Universidad de Chile, Colo Colo e Universidad Católica. A equipe garantiu vaga na Libertadores após ficar em quarto lugar no torneio Clausura do Campeonato Chileno. A partida de volta contra o Vasco acontecerá dia 7 de fevereiro em São Januário. O vencedor do confronto enfrentará na terceira fase Jorge Wilstermann ou Oriente Petrolero, ambos da Bolívia.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos