Topo

Revista põe dois brasileiros em lista de piores contratações do Inglês

Ida de André Santos ao Arsenal foi uma das criticadas - AP Photo/Thanassis Stavrakis
Ida de André Santos ao Arsenal foi uma das criticadas Imagem: AP Photo/Thanassis Stavrakis

Do UOL, em São Paulo

31/01/2018 14h07

O lateral esquerdo André Santos, ex-Corinthians, foi apontado como a oitava pior contratação da história do futebol inglês, considerando negócios fechados no último dia das janelas de transferências. Em uma lista da revista "FourFourTwo" publicada nesta quarta-feira (31), data limite para transações na Inglaterra, o defensor também teve a companhia de outro brasileiro: o centroavante Afonso Alves, quinto colocado.

André Santos jogava no Fenerbahce quando o Arsenal decidiu contratá-lo em 2011. A contratação de última hora foi na janela do meio do ano, durante a qual ocorrem as maiores transferências na Europa. O time londrino pagou 6,2 milhões de libras pelo lateral, que acabou realizando somente 23 jogos no Campeonato Inglês em um ano e meio, com dois gols marcados. Pouco aproveitado, ele foi emprestado ao Grêmio até deixar o futebol inglês de forma definitiva para o Flamengo.

O lateral ex-Corinthians foi, pelo menos, mais barato do que o atacante Afonso Alves pelo Middlesbrough. Após uma temporada de destaque no futebol holandês, o centroavante foi vendido pelo Herenveen por 10 milhões de libras em 2008. O time inglês lutava contra o rebaixamento na ocasião, mas o reforço teve dificuldades de adaptação e, em setembro de 2009, foi para o futebol árabe.

O início da lista da revista inglesa é repleto de jogadores pouco conhecidos: Djemba-Djemba (10º), Benni McCarthy (9º), Konchesky (7º) e Xisco (6º). A partir de Afonso Alves, surgem caras famosas, como Falcao García (4º), Andy Carroll (2º) e Fernando Torres (1º). Os dois últimos mudaram de time na mesma janela, deixando Newcastle pelo Liverpool e Liverpool pelo Chelsea, respectivamente. Os negócios ocorreram em 2011 e foram um fracasso para os clubes compradores.

Menos famoso, o zagueiro Chris Samba é o terceiro colocado da lista, pela saída do Anzhi e chegada ao QPR em 2013.