Topo

Diretor de time inglês é suspenso após dizer que não contratará africanos

Mike Hewitt/Getty Images
Imagem: Mike Hewitt/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

01/02/2018 08h46Atualizada em 01/02/2018 11h29

O West Ham anunciou nesta quinta-feira (1º) a suspensão do diretor Tony Henry. O clube investiga as falas do profissional, que afirmou ao “Daily Mail” que não contrataria mais nenhum jogador africano.

“O West Ham não irá tolerar nenhum tipo de discriminação e, portanto, atuou rapidamente por causa da natureza séria dessa afirmação. A família West Ham é inclusiva é quer que todos se sintam bem-vindos e incluídos, independentemente de gênero, idade, habilidade, raça, religião ou orientação sexual”, disse o clube em nota oficial.

Em resposta a um questionamento do “Daily Mail” sobre o mercado de transferências, Henry disse que o clube não contrataria africanos por ter identificado um problema com o atacante senegalês Diafra Sakho, que deixou o clube na última segunda-feira para jogar no Rennes, da França.

“Não queremos mais jogadores africanos e ele (Sakho) não é bom o suficiente. Entendemos que quando eles (jogadores africanos) não são titulares, criam caos na equipe. Não é nada contra a raça africana. Há jogadores africanos de elite. Não há problema com eles. É só que às vezes eles causam muitos problemas quando não estão jogando, como tivemos com Diafra. Ele saiu, então ótimo. Não é nada pessoal”.

Horas depois do anúncio do West Ham, Cheikhou Kouyate, meia senegalês do clube, se manifestou no Instagram. O jogador postou uma foto com a frase “africano e orgulhoso”.

 

 

African and proud #alhamdulillahforeverything

A post shared by Cheikhou Kouyate (@roilionpapis8) on

O West Ham ocupa a 12ª colocação do Campeonato Inglês, com 27 pontos. A equipe está apenas quatro pontos à frente do Southampton, primeiro time na zona de rebaixamento.