Topo

Luan recusa ida ao Newcastle e confirma projeção do Grêmio

Meia-atacante foi procurado pelos ingleses, mas preferiu seguir no Grêmio - Dolores Ochoa/AP
Meia-atacante foi procurado pelos ingleses, mas preferiu seguir no Grêmio Imagem: Dolores Ochoa/AP

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

01/02/2018 04h00

Arthur, na mira do Barcelona, não foi o único jogador do Grêmio a receber oferta durante a recente janela de transferências europeia. Luan também foi assediado. O camisa 7 recebeu oferta do Newcastle, mas rechaçou a transferência. A decisão do meia-atacante confirma a projeção do clube gaúcho, que não trabalhava com saída dele agora.

O Newcastle sinalizou empréstimo com compra garantida no meio do ano. O Grêmio esperou avanço nas tratativas entre o time inglês e Luan para se posicionar sobre as cifras, mas não houve acordo financeiro com o jogador.

Eleito melhor jogador das Américas pelo jornal El País, Luan terminou 2017 valorizado, como artilheiro do Grêmio e campeão da Libertadores. De contrato renovado e com salário novo, o meia-atacante preferiu não trocar a Arena pelo estádio St. James’ Park.

A decisão foi tomada na última semana do período de transferências na Inglaterra. A janela se encerrou na quarta-feira (31), mas poucos dias antes o martelo foi batido. Antes da posição final, o estafe de Luan chegou a viajar para Europa e se reuniu com o Newcastle.

Além do time inglês, treinado pelo espanhol Rafa Benítez, outros clubes sondaram a situação de Luan. Nenhum deles chegou ao estágio do Newcastle.

Ainda no começo de janeiro, o Grêmio não via a saída de Luan como provável. Aos olhos do clube, Arthur seria o mais assediado e com maior chance de ser negociado. Dito e feito. O volante já motivou pelo menos duas propostas – de Monaco e Barcelona. E o acordo com o time espanhol ainda é motivo de conversa nos gabinetes do estádio gremista.

Luan completa 25 anos em março e renovou com o Grêmio até 2020 no último semestre. A multa rescisória dele é de 18 milhões de euros (R$ 71,2 milhões na cotação atual). O Tricolor detém 70% dos direitos econômicos do meia-atacante.