Topo

Último gol de Ronaldinho no Galo "some" e vira mistério até para o clube

Ronaldinho Gaúcho deixou o Atlético-MG em 2014, após pouco mais de dois anos - AP Photo/Ricardo Mazalan
Ronaldinho Gaúcho deixou o Atlético-MG em 2014, após pouco mais de dois anos Imagem: AP Photo/Ricardo Mazalan

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

01/02/2018 04h00

O primeiro vídeo a superar a barreira de 1 milhão de visualizações no Youtube foi de Ronaldinho Gaúcho, que inaugurou o conceito de "quebrar" a internet com o comercial de chuteiras em que ele acertava seguidas vezes o travessão. Ao longo da carreira, em diversas oportunidades o sucesso em campo foi replicado na internet, com fãs vendo à exaustão os lances de habilidade do meia. Cada jogada, gol ou drible foi registrada por vários ângulos diferentes, seja em transmissões oficiais ou em versões improvisadas feitas por torcedores. Uma imagem do "Bruxo", porém, não parece estar ao alcance de um clique na internet. 

E é justamente um gol que se tornou histórico para o Atlético-MG. No dia 22 de junho de 2014, o clube mineiro venceu o Guizhou Renhe, da China, por 3 a 0. Ronaldinho fez o segundo do Atlético, no que se tornou o último gol dele pelo clube.

A partida aconteceu às 8h30 do horário de Brasília e não foi transmitida para o Brasil. Quando Ronaldinho marcou diante do Guizhou Renhe, não se imaginava que pouco mais de um mês depois a história do craque com o Atlético se encerraria. O meia confirmou a saída do Galo dias depois de conquistar a Recopa Sul-Americana, o último de seus três títulos com a camisa alvinegra. No total, foram 88 partidas e 28 gols anotados, sendo apenas 27 deles registrados.

Gol apenas na lembrança de quem estava no estádio

Foi no amistoso contra o Guizhou Renhe que Ronaldinho marcou o último gol pelo Atlético-MG - Divulgação Atlético-MG - Divulgação Atlético-MG
Foi no amistoso contra o Guizhou Renhe que Ronaldinho marcou o último gol pelo Atlético-MG
Imagem: Divulgação Atlético-MG

O Atlético venceu o Guizhou Renhe por 3 a 0, gols de Edcarlos, Ronaldinho e Diego Tardelli. Poucos são os detalhes disponíveis sobre a passagem atleticana pela China, para um série de amistoso. Na ficha técnica disponibilizada no site do próprio clube, não consta sequer o tempo dos gols. Sem imagens, restam apenas lembranças daqueles jogos. Presidente do Conselho Deliberativo do Atlético, Rodolfo Gropen era diretor do clube em 2014 e foi para a Ásia acompanhar a delegação e descreve como foi o último gol de Ronaldinho pelo Galo.

“Foi uma troca de passes perto da área entre ele e o Tardelli. Ele chutou da entrada da área, pelo lado esquerdo, e a bola entrou no ângulo direito. Eu estava no banco, ao lado do Levir, e ele foi comemorar lá”, lembrou o dirigente atleticano.

A partida disputada no estádio Ninho da Fênix, em Taiyuan, foi a primeira das três do Galo na excursão chinesa. O clube mineiro também venceu o Jiangsu  Sainty, por 5 a 3, e o Guangzhou  Evergrande, por 4 a 3. A viagem para Ásia aconteceu durante a Copa do Mundo de 2014.

Contrato garantia exclusividade das imagens aos chineses

Cartaz para a divulgação da passagem do Atlético-MG pela China, em 2014 - Divulgação Atlético-MG - Divulgação Atlético-MG
Cartaz para a divulgação da passagem do Atlético-MG pela China, em 2014
Imagem: Divulgação Atlético-MG

Torcedores chineses aguardam por Ronaldinho, com camisa do Barcelona e do Atlético-MG - Divulgação Atlético-MG - Divulgação Atlético-MG
Torcedores chineses aguardam por Ronaldinho, com camisa do Barcelona e do Atlético-MG
Imagem: Divulgação Atlético-MG

O Atlético não tem as imagens dos amistosos na China. A informação foi confirmada ao UOL Esporte por Emmerson Maurílio, Gerente de Multimídia do clube. E a explicação para isso é o contrato assinado para as três partidas que o Galo disputou em solo asiático durante a Copa do Mundo de 2014. O clube mineiro foi muito bem remunerado, mais de R$ 5 milhões, além dos custos da viagem. No entanto, uma cláusula no contrato dava exclusividade das imagens aos chineses.

Por esse motivo a delegação atleticana que seguiu para a China não tinha nenhum cinegrafista e nem foram feitos registros em vídeos das partidas. “No contrato dos amistosos que fizemos lá, havia uma cláusula que todas as imagens eram deles”, explicou Rodolfo Gropen.

Mundial e R10 fizeram Atlético ser convidado

A simples presença de Ronaldinho Gaúcho no elenco alvinegro já era motivo mais do que suficiente para que a imprensa internacional destacasse o Atlético em vários momentos. Foi por isso, em especial na Espanha, que a trajetória alvinegra na Copa Libertadores de 2013 ganhou bastante espaço em jornais e sites esportivos estrangeiros.

Na Mundial do mesmo ano, no Marrocos, o Galo bateu o Guangzhou Evergrande na decisão do terceiro lugar, jogo que teve bastante repercussão na China. Com a parada para a Copa do Mundo, o Atlético recebeu uma proposta irrecusável para disputar três amistosos no país asiático.

Entre as cláusulas do contrato, uma era determinante para o valor do cachê a ser recebido pelo Galo. Ronaldinho tinha de estar em campo em todos os jogos e por pelo menos 55 minutos. Durante a estadia na China, algo que impressionou os brasileiros foi a quantidade de torcedores locais com a camisa do Atlético, quase sempre com o número 10 e o nome de Ronaldinho.

Busca pelo gol em vários sites, mas sem sucesso

Pouco ídolo? Chineses foram ao treino do Atlético-MG para verem Ronaldinho, em 2014 - Divulgação Atlético-MG - Divulgação Atlético-MG
Imagem: Divulgação Atlético-MG

Cada torcedor tem sua maneira de expressar o fanatismo pelo time de coração. Tatuagens, coleção de camisas, viagens durante a temporada e preservação da história do clube. É o caso de administrador de empresas Matheus Soares, de 40 anos, que é dono de um canal no Youtube dedicado ao Atlético. Em seu acervo digital, ele conta com mais de dois mil gols do clube alvinegro, de diferentes décadas.

Porém, falta um, o último de Ronaldinho. Soares pesquisou bastante em diversos sites, mas sempre sem nenhum sucesso. Motivo para o atleticano ficar com a sensação de frustração.

“Foi o último gol do Ronaldinho pelo Galo e, com tantos meios de mídia, não há um registro sequer”, lamentou Matheus Soares em entrevista ao UOL Esporte.

A busca não foi feita apenas por torcedores, mas também por profissionais do clube. Sites chineses e até redes sociais foram vasculhados, mas não foi encontrado nenhum vídeo do último gol de Ronaldinho com a camisa do Atlético.