Topo

Eliminado, Flu tem "pré-temporada" para ajustar esquema e corrigir erros

Abel orienta jogadores do Flu durante treino: tempo para correções - Lucas Merçon/Fluminense
Abel orienta jogadores do Flu durante treino: tempo para correções Imagem: Lucas Merçon/Fluminense

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

06/02/2018 04h00

Da data da reapresentação ao primeiro jogo na Flórida Cup, o Fluminense teve apenas 12 dias de preparação. Eliminado na Taça Guanabara, o clube “festeja” a queda precoce, o que dará a Abel Braga 16 dias de “pré-temporada” até o reinício da Taça Rio. A partida contra o Salgueiro, válida pela Copa do Brasil, ainda não tem data confirmada.

Diante destes raros dias livres, o treinador terá tempo para ajustar alguns pontos necessários neste Flu versão 2018, especialmente em questões que envolvem o esquema com três zagueiros, novidade implementada nestes primeiros meses.

Escalado com Ayrton e Gilberto, dois laterais com vocação ofensiva, o Flu ainda se habitua ao novo desenho proposto pelo comandante. A defesa tem se mostrado um pouco mais sólida, mas a formação ainda mostra deficiências na parte ofensiva.

“Acho que estamos evoluindo como equipe, a maneira de jogar já está bem definida. Temos dois ou três jogadores que ainda vão crescer, mas como equipe já estamos evoluindo bastante”, opinou Abel.

Embora a dupla de alas tenha tido bons momentos neste início, o setor de meio ainda busca uma melhor sintonia. Richard e Jadson têm feito o seu papel na tarefa de contenção, mas a pouca produção ofensiva tem chamado a atenção. Sobrecarregado, o equatoriano Sornoza ainda está em busca de seus melhores dias.

“Ainda está faltando alguma coisinha para ele [Sornoza], falta se aproximar mais da área. Estamos torcendo para ele recuperar o melhor nível”, reconheceu Abel.

Como o camisa 10 está abaixo do esperado, Pedro e Marcos Jr. Tem se desdobrado para voltar um pouco mais para buscar as bolas, o que exige fôlego redobrado da dupla de atacantes escolhida pelo treinador tricolor.

Com muitos pontos a serem corrigidos, o Fluminense decidiu aproveitar essa brecha e treinará de forma integral terça, quarta e quinta-feira. Os jogadores retomam as atividades após dois dias de folga.