Topo

Fox Sports nega controlar imprensa e acusa associações de não se entenderem

REUTERS/Jorge Adorno
Imagem: REUTERS/Jorge Adorno

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

06/02/2018 20h48

O Fox  Sports respondeu, na noite desta terça-feira (6), à matéria da coluna De Primeira, do UOL Esporte, que mostrava a guerra entre a emissora esportiva e a ABRACE (Associação Brasileira de Cronistas Esportivos). O órgão acusa a Fox de controlar o trabalho da imprensa nos jogos da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana, competições que detém os direitos de transmissão.

No extenso comunicado, a Fox afirma que não faz credenciamento de profissionais, como aponta a ABRACE, mas explica que organiza os profissionais que vão cobrir os jogos, já que muitos vão explorar o evento não tendo direito algum. "O FOX  Sports não credencia cronistas esportivos, tarefa de exclusiva competência das Associações de Cronistas Esportivos - ACEs", alega o canal.

"O FOX Sports respeita absolutamente o direito e a competência das ACEs de credenciar cronistas esportivos com exclusividade. Porém, cabe à emissora organizar o grande número de profissionais que procuram o evento sem direito para explorá-lo, o que inviabiliza o desempenho daqueles que têm tal direito", conclui a emissora.

A Fox também diz que usa um sistema usual no Brasil para prévio credenciamento, deixando o restante da questão para as ACEs. O canal crítica a ABRACE, dizendo que as associações não se entendem nesse sentido, se isentando de culpa.

Por fim, a Fox diz que respeita a todos os profissionais e vai continuar respeitando o trabalho de todos, concorrentes ou não. Leia a nota na íntegra:

No que diz respeito a afirmações veiculadas na imprensa quanto a manifestações da ABRACE sobre o credenciamento de cronistas esportivos pela FOX Sports, a empresa esclarece que:

1. O FOX Sports não credencia cronistas esportivos, tarefa de exclusiva competência das Associações de Cronistas Esportivos - ACEs. O FOX Sports respeita absolutamente o direito e a competência das ACEs de credenciar cronistas esportivos com exclusividade.


2. Cabe à FOX Sports organizar a cobertura jornalística dos jogos. Nessa atividade, a FOX Sports busca ampliar ao máximo a possibilidade de que diferentes empresas jornalísticas possam cobrir os eventos, especialmente pelo fato de que os espaços são limitados, bem como auxiliar as entidades desportivas no controle para se evitar a captação e redistribuição não autorizada de imagens por não detentores de tais direitos.


3. Para organizar o evento, o FOX Sports se vale de um sistema, usual no Brasil, que se destina apenas a agrupar previamente todos os interessados em realizar a crônica esportiva do evento. Cabe às ACEs – e somente às ACEs – identificar aqueles interessados que são cronistas devidamente credenciados pela ACE. Em nenhum momento, o FOX Sports participa de tal identificação.


4. Todo o procedimento adotado pela FOX Sports é público.


5. O FOX Sports continua respeitando profundamente a atividade profissional dos cronistas esportivos, bem como as ACEs.