Topo

Quem é a campeã de futebol que festejou com Eagles e ofuscou Gisele e Brady

Julie Zach - Kirby Lee/USA TODAY - Kirby Lee/USA TODAY
Imagem: Kirby Lee/USA TODAY

Ana Carolina Silva

Do UOL, em São Paulo

07/02/2018 04h00

O quarterback Tom Brady e a modelo Gisele Bündchen continuam incríveis mesmo após a derrota do New England Patriots para o Philadelphia Eagles, mas agora há outro casal em destaque nos EUA. Principal atleta do time campeão do Super Bowl LII (52) e herói do touchdown decisivo, Zach Ertz também é casado com uma mulher bem-sucedida: Julie Ertz é meio-campista da seleção de futebol dos Estados Unidos e, assim como Gisele, não depende do nome do marido.

Neste ponto, vale uma observação: o esporte em que Julie compete não é o futebol americano, mas sim o futebol mais famoso entre os brasileiros. A história do casal vem ganhando a atenção da imprensa esportiva local e, consequentemente, do público norte-americano. Ele joga como tight end dos Eagles, mas não é o personagem central deste texto.

Julie tem 25 anos e defende o Chicago Red Stars, ex-time da brasileira Cristiane na National Women’s Soccer League, a liga norte-americana de futebol feminino. É tão importante para a equipe que foi eleita MVP (jogadora mais valiosa) do elenco em 2017, além de melhor jogadora do próprio campeonato.

Julie - Matthew Stockman/Getty Images - Matthew Stockman/Getty Images
Imagem: Matthew Stockman/Getty Images

Parece pouco? Então coloque uma Copa do Mundo no currículo de Julie Ertz, já que a seleção dos Estados Unidos venceu a edição de 2015 do torneio organizado pela Fifa. Ainda foi escolhida entre as 11 melhores jogadoras de todo o Mundial – sob o comando de Vadão no período pré-olímpico, o Brasil caiu nas oitavas diante da Austrália.

“Já houve uma época em que eu tentava esconder meus músculos. Quando se é uma menina que pratica esportes, você ouve coisas negativas sobre seus braços ou sobre sua força. Na minha cabeça, isso não pode ser dito para desestimular uma menina. Mas no momento em que coloquei meu uniforme, eu não me importava com o que pensariam. Eu só queria jogar bola e vencer”, disse Julie à ESPN americana.

“A pergunta que eu mais ouço é sobre o que eu seria se não fosse jogadora. Eu fico inventando coisas todas as vezes e a resposta nunca é consistente. A verdade é que eu nunca considerei a possibilidade de não jogar. Eu amo isso”, completou, desta vez ao site oficial da seleção americana feminina, conhecida pela sigla USWNT. A meio-campista conheceu Zach na Universidade de Stanford.

A parceria entre os dois é óbvia mesmo à distância. Quando o time do marido se classificou para o Super Bowl, que é a grande final da Liga de Futebol Americano, Julie estava em campo em um amistoso contra a seleção da Dinamarca. Com o apito final, veio a notícia que a levou às lágrimas ainda no gramado, longe dele (veja abaixo). Zach se emocionou junto quando finalmente viu a reação da companheira.

Mas é de se imaginar que um casamento entre dois campeões seja pautado pela competitividade. “Extremamente”, disse ele. Ela nem tentou argumentar. “É bem feio. Nós precisamos estar no mesmo time em jogos de tabuleiro, ou vamos ficar sem falar um com o outro por um tempo. Somos muito teimosos”, acrescentou Julie à ESPN. No entanto, Zach já disse aos microfones da NFL que a esposa é a melhor atleta da família: "Nunca vou negar isso".