Topo

SP de Raí muda em relação à era Ceni e tem menos "encomenda do treinador"

Os dirigentes Ricardo Rocha e Raí, com o técnico Dorival Júnior (no centro) - Rubens Chiri/saopaulofc.net
Os dirigentes Ricardo Rocha e Raí, com o técnico Dorival Júnior (no centro) Imagem: Rubens Chiri/saopaulofc.net

José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

07/02/2018 04h00

Com a chegada de Valdívia, o São Paulo fechou o seu primeiro ciclo de contratação nesta temporada. Além do meia atacante, o clube trouxe o goleiro Jean, o zagueiro Anderson Martins, o meia Nenê e os atacante Tréllez e Diego Souza. Embora ainda esteja aberto para boas oportunidades que possam surgir no mercado, a tendência no Tricolor é jogar o primeiro semestre com este elenco. E o modo como esses jogadores chegaram mostram uma mudança de postura no departamento de futebol, dirigido por Raí, em relação ao ano passado.

Em fevereiro de 2017, quando o time era comandado por Rogério Ceni e o clube tinha como diretor de futebol José Jacobson, o Tricolor havia contratado também seis jogadores (os atacantes Lucas Pratto, Neílton e Wellington Nem, os meio campistas Cícero, Jucilei e o goleiro Sidão). Na ocasião, quase todos foram encomendas do então treinador.

Cícero, por exemplo, já havia jogado com o ex-goleiro. Por isso, logo quando Rogério Ceni assinou o seu acordo com o clube, pediu a contratação do meio-campista, que estava no Fluminense. O Tricolor paulista fechou a negociação com os cariocas e o jogador virou referência no início do trabalho do treinador no Morumbi. Um mês depois que o astro perdeu o emprego, em julho, Cícero foi afastado do São Paulo.

Já neste ano, apenas Valdívia foi um pedido de Dorival Júnior. Em todos os outros casos, o departamento de futebol consultou o treinador, mas se viu mais livre para tentar aproveitar as oportunidades que considerou boas no mercado. Esta conduta foi bem avaliada pela cúpula do clube. Desta maneira, o São Paulo acredita que terá menos casos de jogadores considerados "apadrinhados". Além disso, fica mais fácil para centralizar a cobrança sobre os dirigentes.

Segundo apurou a reportagem, Dorival Júnior também encarou com naturalidade a diretoria ter liberdade para fazer essa movimentação no mercado. O treinador, que gosta sempre de enfatizar que não é "dono do time", acha normal que sejam contratados jogadores aprovados tanto por comissão técnica quanto pelos dirigentes.

Dos reforços para este ano, apenas Valdívia não foi relacionado para a partida desta quarta-feira, às 21h45, no Morumbi, contra o Bragantino, pelo Campeonato Paulista. Em adaptação ao clube, o meia atacante deve estar liberado para atuar após o Carnaval, quando o time enfrenta o Ituano, na quinta-feira.

FICHA TÉCNICA:

SÃO PAULO X BRAGANTINO

Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Data/Hora: 7 de fevereiro de 2018, às 21h45
Árbitro: Adriano de Assis Miranda
Assistentes: Vitor Carmona Metestaine e Tatiane dos Santos Camargo

SÃO PAULO: Sidão, Militão, Bruno Alves, Rodrigo Caio e Reinaldo; Jucilei, Petros e Nenê; Marcos Guilherme, Cueva e Diego Souza. Técnico: Dorival Júnior.

BRAGANTINO: Alex Alves, Ewerton, Lázaro, Guilherme Mattis e Fabiano; Adenilson, Evandro e Hélton Luiz; William Schuster, Léo Jaime e Matheus Peixoto. Técnico: Marcelo Veiga.