No Shakhtar, Fred tem acordo apalavrado com City e troca Assis por G. Silva

Marcus Alves

De Lisboa/Colaboração para o UOL

  • Alexander KHUDOTEPLY / AFP

O Manchester City tem tudo para reforçar a sua legião de brasileiros formada por Gabriel Jesus e companhia a partir da próxima temporada. O time comandado por Pep Guardiola apalavrou acordo com o meia Fred, do Shakhtar Donetsk.

A princípio, as conversas se encaminhavam para um negócio ao redor de 35 milhões de euros (R$ 138 milhões) e desembarque no Etihad Stadium ainda na recém-encerrada janela de transferências. O novo agente do jogador de 24 anos, Gilberto Silva, chegou a viajar ao lado do também empresário Fabio Mello para selar o assunto, porém os ucranianos bateram o pé para mantê-lo em seu elenco até o fim da temporada.

A confiança, ainda assim, é grande de que ele trocará o Shakhtar pelo City.

Entre outros motivos, conforme apurado pelo UOL Esporte, ao serem procurados por emissários do clube do Leste europeu, os representantes do corintiano Maycon foram informados que a revelação alvinegra chegaria para substituir Fred. A transação depende apenas do novo presidente Andrés Sanchez para ser fechada.

Em intertemporada em Dubai, nos Emirados Árabes, o atleta formado no Atlético-MG e que se transferiu ainda novo para o Inter reforçou em conversas informais o seu objetivo de se transferir para Premier League e trabalhar ao lado de Guardiola. Desde 2013 no Shakhtar, ele quer ser recompensado por seu comportamento exemplar e que contrastou em diversos momentos com seus compatriotas.

A decisão de deixar Roberto de Assis, irmão de Ronaldinho Gaúcho, para trabalhar com Gilberto Silva no último semestre aconteceu, inclusive, como parte desse direcionamento de carreira. O pentacampeão mundial foi procurado diretamente pelo círculo familiar de Fred.

Ele teve uma carreira de sucesso pelo Arsenal em gramados ingleses, ainda circula com desenvoltura nos bastidores do país e também atuou na mesma faixa de campo.

Shakhtar e Manchester City se enfrentaram pela fase de grupos da Liga dos Campeões, com uma vitória para cada lado. Os dois avançaram com sobras em uma chave que ainda contava com o Napoli. Foi, então, que Pep Guardiola se rendeu ao talento de Fred e reverenciou publicamente o meia.

"É uma das melhores equipes que enfrentei. Tem uma dinâmica fantástica. Tem grandes jogadores, bem organizados e que defendem muito bem. Colocam muitos jogadores à frente da linha da bola e combinam muito bem entre Marlos, Taison, Bernard e especialmente Fred, que, com um toque, consegue servir todos eles", afirmou em uma das ocasiões.

Em Manchester, Fred reencontraria o compatriota Fernandinho, que sempre foi o seu espelho no Shakhtar. Jesus, Ederson e Danilo completam o grupo de brasileiros no vestiário.

O meia foi convocado para a seleção brasileira por Tite nas últimas rodadas das Eliminatórias. Ele tem contrato com os ucranianos até 2021. 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos