Topo

No Shakhtar, Fred tem acordo apalavrado com City e troca Assis por G. Silva

Alexander KHUDOTEPLY / AFP
Imagem: Alexander KHUDOTEPLY / AFP

Marcus Alves

De Lisboa/Colaboração para o UOL

08/02/2018 04h00

O Manchester City tem tudo para reforçar a sua legião de brasileiros formada por Gabriel Jesus e companhia a partir da próxima temporada. O time comandado por Pep Guardiola apalavrou acordo com o meia Fred, do Shakhtar Donetsk.

A princípio, as conversas se encaminhavam para um negócio ao redor de 35 milhões de euros (R$ 138 milhões) e desembarque no Etihad Stadium ainda na recém-encerrada janela de transferências. O novo agente do jogador de 24 anos, Gilberto Silva, chegou a viajar ao lado do também empresário Fabio Mello para selar o assunto, porém os ucranianos bateram o pé para mantê-lo em seu elenco até o fim da temporada.

A confiança, ainda assim, é grande de que ele trocará o Shakhtar pelo City.

Entre outros motivos, conforme apurado pelo UOL Esporte, ao serem procurados por emissários do clube do Leste europeu, os representantes do corintiano Maycon foram informados que a revelação alvinegra chegaria para substituir Fred. A transação depende apenas do novo presidente Andrés Sanchez para ser fechada.

Em intertemporada em Dubai, nos Emirados Árabes, o atleta formado no Atlético-MG e que se transferiu ainda novo para o Inter reforçou em conversas informais o seu objetivo de se transferir para Premier League e trabalhar ao lado de Guardiola. Desde 2013 no Shakhtar, ele quer ser recompensado por seu comportamento exemplar e que contrastou em diversos momentos com seus compatriotas.

A decisão de deixar Roberto de Assis, irmão de Ronaldinho Gaúcho, para trabalhar com Gilberto Silva no último semestre aconteceu, inclusive, como parte desse direcionamento de carreira. O pentacampeão mundial foi procurado diretamente pelo círculo familiar de Fred.

Ele teve uma carreira de sucesso pelo Arsenal em gramados ingleses, ainda circula com desenvoltura nos bastidores do país e também atuou na mesma faixa de campo.

Shakhtar e Manchester City se enfrentaram pela fase de grupos da Liga dos Campeões, com uma vitória para cada lado. Os dois avançaram com sobras em uma chave que ainda contava com o Napoli. Foi, então, que Pep Guardiola se rendeu ao talento de Fred e reverenciou publicamente o meia.

“É uma das melhores equipes que enfrentei. Tem uma dinâmica fantástica. Tem grandes jogadores, bem organizados e que defendem muito bem. Colocam muitos jogadores à frente da linha da bola e combinam muito bem entre Marlos, Taison, Bernard e especialmente Fred, que, com um toque, consegue servir todos eles”, afirmou em uma das ocasiões.

Em Manchester, Fred reencontraria o compatriota Fernandinho, que sempre foi o seu espelho no Shakhtar. Jesus, Ederson e Danilo completam o grupo de brasileiros no vestiário.

O meia foi convocado para a seleção brasileira por Tite nas últimas rodadas das Eliminatórias. Ele tem contrato com os ucranianos até 2021.