Topo

Queda do Botafogo na Copa BR e Maracanã aproximam Fla de pacote no Engenhão

O Engenhão deve receber alguns jogos de Flamengo e Fluminense na temporada 2018 - Vitor Silva/SSPress/Botafogo
O Engenhão deve receber alguns jogos de Flamengo e Fluminense na temporada 2018 Imagem: Vitor Silva/SSPress/Botafogo

Bernardo Gentile e Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

08/02/2018 04h00

O Flamengo pode anunciar em breve um novo local para mandar os seus jogos. Com a relação restabelecida com o Botafogo, o Rubro-negro negocia um pacote de partidas para a sequência da temporada no estádio Nilton Santos (Engenhão). A ideia é garantir uma alternativa viável para compromissos de maior apelo por conta da indefinição do Maracanã. O Fluminense segue caminho semelhante.

Inclusive, a eliminação do Botafogo para a Aparecidense na primeira fase da Copa do Brasil deve agilizar de forma considerável as negociações. O clube de General Severiano previa chegar ao menos nas oitavas de final da competição nacional, o que garantiria cerca de R$ 8 milhões aos cofres alvinegros.

Com a queda precoce, o Alvinegro vê a abertura aos rivais como uma importante solução para o abalo financeiro. O Fluminense, por exemplo, jogará lá no próximo dia 15 contra o Salgueiro. O objetivo do Botafogo é recuperar o prejuízo com a Copa do Brasil e, se possível, lucrar ainda mais.

As conversas com o Flamengo estão avançadas e o valor base discutido para o aluguel do Nilton Santos é de R$ 200 mil, estipulado em arbitral da Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) no Campeonato Carioca.

A administração Bandeira de Mello sabe que o preço pode flutuar dependendo do acordo firmado. O fato é que o Flamengo quer uma alternativa, já que a relação com o Maracanã é cada vez mais delicada e o futuro do principal palco do futebol do país uma incógnita.

Desta forma, a ideia é realizar partidas de baixo e médio apelo na Ilha do Urubu. O Nilton Santos seria a alternativa para jogos acima dos 30 mil pagantes, assim como o Maracanã ficaria para compromissos ainda maiores, desde que o acordo com a concessionária seja viável.

A tumultuada relação entre Flamengo e Botafogo tem se modificado na gestão do mandatário alvinegro Nelson Muffarej, que vê com bons olhos o diálogo com o Rubro-negro em pautas de interesse mútuo.

Curiosamente, os clubes se enfrentam no próximo sábado (10), às 16h30 (de Brasília), no estádio Raulino de Oliveira, pela semifinal da Taça Guanabara. O Rubro-negro tem a vantagem do empate para chegar à final. Já o Alvinegro enfrenta uma crise no início da temporada.