Topo

J. Hawilla volta ao Brasil, mas ainda responde processo nos EUA

J. Hawilla delatou à Justiça dos EUA esquemas envolvendo propinas em direitos televisivos - Letícia Moreira/Folhapress
J. Hawilla delatou à Justiça dos EUA esquemas envolvendo propinas em direitos televisivos Imagem: Letícia Moreira/Folhapress

Rodrigo Mattos

DO UOL, no Rio de Janeiro

09/02/2018 11h47

Um dos principais delatores do caso Fifa, o empresário José Hawilla, dono da Traffic, retornou ao Brasil durante o período de janeiro e está no Estado de São Paulo. Ele foi liberado pela Justiça dos EUA para voltar ao país. Mas ainda consta no sistema judiciário norte-americano como aberto o processo e as acusações contra ele.

Nesta sexta-feira, Hawilla confirmou ao UOL Esporte ter voltado ao Brasil. A outros veículos, "Globo Esporte" e "Piauí", afirmou estar impedido de dar entrevistas. Disse à Piauí que o processo acabou.

Sua participação como testemunha do caso de fato acabou com o depoimento no final de 2017, acusando dirigentes como o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, de ter recebido propina. Foi parte do acordo feito pelo empresário em que confessou ter cometido crimes ao pagar propina a cartolas em troca de direitos sobre competições. Esse acordo foi fechado em 2014. Além disso, tem de pagar US$ 151 milhões aos EUA como restituição.

A colaboração ajuda bastante sua situação, mas ele continua a ser processado. Na Justiça norte-americana, ainda constam em aberto as acusações por conspiração, lavagem de dinheiro, fraude eletrônica e obstrução da Justiça. A previsão é que a Justiça dê uma sentença para Hawilla no dia 23 de abril, às 11h30. Essa sentença já foi adiada, e certamente será aliviada por sua ajuda aos procuradores dos EUA.

Não há um documento da Justiça dos EUA explicando a liberação de Hawilla para voltar ao Brasil. Mas a corte norte-americana deve ter levado em conta tanto sua colaboração quanto seu estado de saúde. O ex-executivo de televisão chegou a ter de usar balões de oxigênio em seu depoimento.

Anteriormente, ele vinha morando em Nova York, depois de deixar Miami. Agora, deve ficar em uma das suas propriedades em São Paulo, Rio Preto ou no litoral paulista.