Topo

Ex-zagueiro do Barça: "Valdivia é fantástico, me lembra Riquelme"

Sebastián Órdones/Divulgação
Imagem: Sebastián Órdones/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

11/02/2018 18h20

Jorge Valdivia retornou ao Chile no ano passado e logo se destacou com a camisa do Colo-Colo. O ex-jogador do Palmeiras foi eleito o melhor jogador do Campeonato Chileno no fim de 2017 e agora recebeu elogios de Gabriel Milito, técnico do O’Higgins e ex-zagueiro do Barcelona e da seleção argentina.

“Valdivia é fantástico. Entende o jogo como ninguém, dá passes onde a bola parece não entrar e compreende os momentos do jogo. É completo. Me lembra Riquelme pelo modo como entende o jogo. Riquelme é um dos poucos jogadores que antes de uma partida me dava a tranquilidade de que iríamos ganhar", disse em entrevista ao jornal El Mercurio ao ser questionado quem é o jogador que mais o impressiona no Campeonato Chileno.

Milito vestiu a camisa do Barça de 2007 a 2011 e, entre outros títulos, conquistou duas vezes a Liga dos Campeões com o clube catalão. “Eu cheguei com Frank Rijkaard, que era da escola holandesa e jogou no Milan de Arrigo Sacchi. Depois, durante toda a minha vida me ensinaram que o zagueiro não pode conduzir a bola, e Pep Guardiola, quando chegou, me disse: ‘o zagueiro que não carrega a bola e não vira volante não joga comigo’. Atrás dos jogadores, havia o trabalho extraordinário de Pep”, contou.

Após deixar o Barcelona, o defensor argentino retornou ao seu país natal e encerrou a carreira aos 32 anos com a camisa do Independiente, em 2012. Desde 2013, ele trabalha como treinador.