Topo

Independente é rebaixada no Carnaval de SP; Mancha Verde acaba em 3º lugar

Do UOL, em São Paulo

13/02/2018 17h53

O Carnaval paulista acabou com uma notícia triste para os fãs da Independente, torcida organizada do São Paulo. Com a 13ª e última posição, a escola acabou rebaixada para o Grupo de Acesso. O título ficou pelo segundo ano seguido com a Acadêmicos do Tatuapé, para frustração de outras organizadas ligadas aos clubes da capital.

A escola formada pela torcida do São Paulo terminou com 267,7 pontos com o enredo "Em cartaz: luz, câmera e terror... Uma produção independente!". A Tricolor Independente enfrentou problemas logo no começo do desfile, teve de usar uma empilhadeira para conseguir locomover o abre-alas e acabou sendo punida com a perda de 1,2 ponto.

Mesmo que não sofresse a punição, a escola cairia do mesmo jeito para o Grupo de Acesso, já que a X-9 Paulistana (primeira fora da zona de rebaixamento) teve 268,9 pontos e foi melhor nos critérios de desempate que a Tricolor Independente. A outra escola rebaixada foi a Unidos do Peruche, com 268,4 pontos. A Acadêmicos do Tucuruvi desfilou, mas não foi avaliada, já que a sede foi atingida por um incêndio pouco antes do Carnaval.

A Tricolor Independente cai um ano após subir pela primeira vez à elite do Carnaval.

Terceira colocada e com apoio de mais de R$ 2,3 milhões da Crefisa, a Mancha Verde, terminou com a mesma pontuação da Acadêmicos do Tatuapé, mas acabou sem o título por conta dos critérios de desempate.

A Dragões da Real, também ligada ao São Paulo, chegou a dividir a liderança até a metade da apuração das notas com a Mancha Verde, mas acabou perdendo 0,1 ponto no quesito alegoria e terminou em quinto lugar, com 269,9 pontos.

Única das torcidas organizadas com títulos no Carnaval de São Paulo, a Gaviões da Fiel passou longe da disputa pelo primeiro lugar. A representante do Corinthians acabou a apuração em sétimo lugar, com 269,6 pontos.