Topo

Técnico sueco Sven-Goran Eriksson é oferecido, mas Atlético-MG descarta

Sven Goran Eriksson foi oferecido ao Atlético-MG por um empresário - Clive Rose/Getty Images
Sven Goran Eriksson foi oferecido ao Atlético-MG por um empresário Imagem: Clive Rose/Getty Images

Do UOL, em Belo Horizonte

13/02/2018 21h34

Sem treinador desde a última sexta-feira, quando demitiu Oswaldo de Oliveira, o Atlético-MG segue em busca de um novo treinador. Além de procurar um novo comandante, vários outros nomes são oferecidos ao clube. Entre os técnicos sugeridos, um chamou a atenção. O sueco Sven-Goran Eriksson foi oferecido, mas prontamente rejeitado.

A informação do comentarista Mário Marra, da Espn, foi confirmada pelo UOL Esporte. O responsável pela indicação do treinador europeu foi o empresário Daniel Paiva. No entanto, neste momento, o Atlético não tem interesse em apostar num técnico estrangeiro.

O último que passou pela Cidade do Galo foi o uruguaio Diego Aguirre, que não deixou boas lembranças na torcida. Em 2016, o treinador com passagem também pelo Internacional, comandou o Galo até maio e ficou marcado pela derrota para o América-MG na final do Mineiro e a eliminação para o São Paulo na Libertadores.

Já Sven-Goran Eriksson, de 70 anos, tem uma carreira marcada por passagens em clubes importantes da Europa, como Benfica, Roma, Fiorentina, Lazio e Manchester City. Além disso, ele comandou algumas seleções, inclusive a Inglaterra, em duas Copas do Mundo, em 2002 e 2006, e a Costa do Marfim no Mundial de 2010.

Porém, nos últimos, a carreira do sueco está em decadência. Após a passagem pelo Leicester, da Inglaterra, que durou até 2011, Sven-Goran Eriksson voltou a trabalhar somente em 2013. E desde então apenas em clubes chineses. Guangzhou R&F, Shanghai SIPG e Shenzhen foram as equipes asiáticas comandadas pelo sueco, que está desempregado desde o ano passado.

Língua não seria problema

Um sueco treinando um clube brasileiro, pode soar como algo estranho, especialmente pela barreira da língua. Mas não para Sven-Göran Eriksson, que durante sua carreira comandou o Benfica, de Portugal, por mais de cinco anos. Foram duas passagens, a primeira entre 1982 e 1984 e a segundo entre 1989 e 1992.