Topo

Justiça espanhola reabre caso de manipulação de resultado no Espanhol

Pablo Blazquez Dominguez/Getty Images
Imagem: Pablo Blazquez Dominguez/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

14/02/2018 14h19

A Justiça da Espanha reabriu um processo que pode resultar em pedidos de prisão de dois anos, além da suspensão esportiva por seis anos, pela participação de atletas, técnicos e dirigentes em uma suposta combinação de resultados em um jogo do Campeonato Espanhol da temporada 2010/11. Entre as figuras envolvidas estão os meio-campistas Gabi (Atlético de Madri), Ander Herrera (Manchester United), Iborra (Leicester), o defensor Ponzio (River Plate) e até o brasileiro Wellington Silva (Internacional).

O jogo em questão foi na rodada decisiva do Espanhol. Lutando contra o rebaixamento, o Zaragoza visitou o Levante e venceu por 2 a 1. Apesar do placar apertado time visitante foi amplamente superior, o que levantou suspeitas de que o placar foi arranjado entre os dois clubes. Segundo o jornal "Marca", todos os jogadores que entraram em campo, além de dirigentes, seriam passíveis da condenação executada pelo tribunal.

A acusação diz que 965 mil euros foram gastos pelo Zaragoza para os acertos. Até nove jogadores, mais o técnico Javier Aguirre e o diretor esportivo Antonio Prieto, teriam recebido montantes em suas contas correntes - os valores foram retirados e devolvidos ao presidente do clube, Agapito Iglesias.

Investigadores também apontam que os atletas tiraram férias baratas, com valores gastos muito inferiores a outros períodos de descanso dos atletas.

Apesar da possibilidade dos jogadores serem presos, ela é tida como pequena. A suspensão por seis anos da prática esportiva, por outro lado, afetaria a todos, independentemente de qual país os atletas estejam em atividade. Ainda assim, mesmo que condenados, os jogadores, técnicos e dirigentes poderão protelar a aplicação da pena com recursos a instâncias superiores.