Topo

Conmebol abre incidente contra Independiente por suposto racismo de torcida

Torcedor do Independiente imita macaco durante partida contra o Grêmio - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em Porto Alegre

15/02/2018 11h25Atualizada em 15/02/2018 13h03

Torcedores do Independiente foram flagrados em um vídeo feito por torcedores do Grêmio. Nas imagens aparecem supostamente imitando macacos aos aficionados brasileiros durante a partida de ida da Recopa, na noite de quarta-feira. A Conmebol promete abrir expediente contra o clube. 

As imagens foram feitas por aficionados gremistas e divulgadas nas redes sociais. Em contato com a reportagem do UOL Esporte, o departamento de comunicação da Conmebol informou que o departamento disciplinar foi informado do caso, analisou as imagens do ocorrido nas redes sociais e meios de comunicação e, na tarde desta quinta-feira, irá abrir expediente contra o clube. 

E o Independiente é reincidente. O clube já foi punido pela entidade pela mesma imitação aos torcedores do Flamengo na final da Sul-Americana do ano passado. A sentença foi pagamento de multa de 15 mil dólares (R$ 48,3 mil), e ainda foi advertido que em caso de reincidência seria aplicado o artigo 43 do Regulamento Disciplinar da entidade, que pode gerar exclusão da competição.

Na ocasião da punição na Sul-Americana, o clube argentino utilizou as redes sociais para se desculpar pela atitude dos torcedores. 

A Conmebol entende que naquela ocasião, a agremiação agiu corretamente. No entanto foi avisada, junto aos torcedores, que se houvesse repetição a pena seria grave. E a política da entidade, agora, é não tolerar qualquer tipo de discriminação. 

Não há prazo para conclusão do caso. Após a abertura de expediente com denúncia ao Independiente, os advogados do clube têm prazo para defesa, por escrito ou em audiência, e assim a situação deve ultrapassar o jogo de volta da Recopa e a punição poderá acabar ocorrendo em outras competições da Conmebol. 

Em campo, o Independiente e Grêmio empataram em 1 a 1 no jogo de ida da Recopa. O duelo de volta está marcado para a próxima quarta-feira, na Arena do Grêmio.