Topo

Maycon, Pedrinho e mais 2: Corinthians-2018 tem menos espaço para a base

Pedrinho ainda não entrou em campo nos jogos oficiais da temporada 2018 - Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians
Pedrinho ainda não entrou em campo nos jogos oficiais da temporada 2018 Imagem: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

16/02/2018 04h00

Guilherme Arana, Maycon, Pedro Henrique, Léo Santos, Léo Jabá e Pedrinho. Esse sexteto revelado na base do Corinthians teve algum momento de protagonismo na temporada passada, marcada por dois títulos e pelas chances constantes aos jovens. No começo de 2018, porém, o cenário é distinto: nenhuma revelação alvinegra nos últimos anos atuou na equipe titular na derrota para o São Bento, em Itaquera, há dois dias.

Com a venda de Arana ao Sevilla no fim do ano e a de Léo Jabá ao futebol russo antes mesmo do fim do primeiro semestre, Maycon, Pedrinho, Pedro Henrique e Léo Santos, além de Caique, Mantuan, Carilnhos, Warian, Léo Príncipe e Guilherme Romão, começaram a temporada 2018 com expectativa alta em relação às oportunidades.

Após sete partidas disputadas, apenas Pedro Henrique conseguiu uma sequência como titular, assim como ocorreu em 2017, quando o Corinthians se viu desfalcado de Pablo ou Balbuena. No último jogo do Corinthians, contudo, o técnico Fábio Carille optou pela entrada do experiente Henrique, contratado pelo clube para a lacuna deixada por Pablo.

Léo Santos, por sua vez, terá mais concorrência no setor defensivo. Quarto reserva em 2017 e responsável por salvar o Corinthians na vitória por 1 a 0 sobre a Chapecoense, no Brasileirão, o jogador de 19 anos disputará espaço com mais dois jogadores: Marllon, que deve ser anunciado pelo clube nos próximos dias, e Vilson, em fase final de recuperação.

Casos de Maycon e Pedrinho

Maycon - Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians - Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians
Maycon perdeu espaço e deve ser vendido
Imagem: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

Outros dois casos emblemáticos são os de Maycon e Pedrinho. O volante foi titular de Carille em 53 partidas na temporada passada. Após terminar o ano em baixa, viu Carille adotar o esquema 4-1-4-1 e, assim, suas chances minarem.

Hoje, Jadson, escalado mais à frente, ocupa a vaga que podia ser de Maydon. Camacho, que ganhou a posição na reta final de 2017, é o segundo da lista. Além disso, o jovem volante, que deve deixar o Corinthians rumo ao Shakhtar Donetsk, passou a ter a concorrência de Renê Júnior, 28 anos, que deixou o Bahia rumo ao Corinthians.

Já Pedrinho tenta desde o fim do ano passado recuperar espaço no elenco. Fundamental no triunfo por 1 a 0 sobre o Botafogo, em julho, o meia-atacante teve anemia e encontrou dificuldades para ganhar peso na sequência. Na última quarta-feira, Carille falou que o jogador precisa, primeiro, cuidar da saúde.

Contratações minam chances

Em 2018, Pedrinho viu Carille ganhar opções, seja pelo meio e ou pelas pontas: Lucca voltou ao Corinthians após empréstimos, enquanto Mateus Vital, de 20 anos, foi contratado pelo valor de R$ 8 milhões.

Na lateral esquerda, a diretoria decidiu contratar Juninho Capixaba por R$ 6 milhões para a vaga de Arana. Com isso, Guilherme Romão, que voltou ao clube alvinegro após defender o Oeste por empréstimo, ficou como opção no banco de reservas.

Dois jovens sequer foram incluídos na lista do Campeonato Paulista: o volante Warian e o lateral direito Léo Príncipe, que devem ser emprestados. Dessa forma, Mantuan, volante de origem, foi inscrito para atuar como reserva de Fagner.

No ataque, Carlinhos, de 21 anos, busca uma chance depois da venda de Jô, mas se manteve como a terceira opção para a posição. Kazim começou a temporada como titular e Júnior Dutra foi o escolhido de Carille nos últimos jogos. O clube ainda contratou Matheus, do ABC, dois anos mais novo que Carlinhos.