Topo

Jornal: Marcelo paga mais 500 mil euros e encerra dívida fiscal na Espanha

Lateral do Real Madrid já havia pagado outros 500 mil euros à Justiça - Javier Barbancho/Reuters
Lateral do Real Madrid já havia pagado outros 500 mil euros à Justiça Imagem: Javier Barbancho/Reuters

Do UOL, em São Paulo

17/02/2018 14h09

O lateral-esquerdo Marcelo, do Real Madrid, concordou em pagar multa de 500 mil euros (R$ 2 milhões) ao Ministério Fiscal da Espanha. A informação é o jornal “El Mundo”. Desta forma, o jogador encerra o processo movido pela Fazenda espanhola por evasão de divisas. A quitação da dívida o livra de quatro meses de prisão.

Marcelo já havia pagado 500 mil euros à Receita da Espanha, em janeiro deste ano, pelo mesmo motivo.

Marcelo havia sido denunciado pela Receita Federal espanhola por uma fraude fiscal em 2013. O brasileiro teria defraudado cerca de 400 mil euros, mediante a criação de uma empresa com objetivo de ocultar as rendas recebidas por seus direitos de imagem.

A criação de empresa em paraíso fiscal minimizaria os valores de tributação. Mas a Justiça da Espanha entendeu que as atividades de Marcelo foram efetuadas no país, e, portanto, os tributos deveriam ser recolhidos na Espanha.

Marcelo não é o primeiro jogador a ter problemas com a Receita Federal espanhola. Recentemente, Luka desembolsou R$ 3,8 milhões para evitar a prisão. Antes disso, Lionel Messi fez acordo e Cristiano Ronaldo chegou a ser denunciado.