Topo

Gustavo Vieira é demitido do Santos após 45 dias no cargo

Ivan Storti/SantosFC
Imagem: Ivan Storti/SantosFC

Samir Carvalho

Do UOL, em Sanros (SP)

20/02/2018 19h27

O Santos demitiu o diretor executivo de futebol, Gustavo Vieira. O filho de Socrátes estava no cargo somente há 45 dias. O UOL Esporte apurou que o insucesso para fechar contratações, renovações de contrato, além de uma relacionamento desgastado com o elenco, foram os principais motivos. O estopim foi a não contratação do meia argentino Lucas Zelarayán, do Tigres, do México.

O presidente José Carlos Peres foi avisado por Gustavo Vieira que a negociação estava fechada há mais de duas semanas, mas o negócio travou. O mandatário estava empolgado com a chegada do argentino e até possui uma foto do atleta com a camisa santista. A diretoria, inclusive, acredita que o meia do Tigres pode chegar após a saída do diretor de futebol.

Mas Zelarayán não foi o único. Os dirigentes santistas alegam nos bastidores que Gustavo Vieira falhou nas contratações de Wesley, Barcos, Tréllez e outros jogadores.

Além de contratações, a diretoria santista também via lentidão do dirigente nas renovações de contrato. Os casos de Victor Ferraz, que ainda não estendeu seu vínculo com o clube, e do jovem Diogo Vitor, que renovou recentemente, desagradaram bastante os dirigentes santistas.

Peres e companhia acreditam que a renovação de Diogo Vitor só obteve um final feliz depois que o clube paulista tirou Gustavo Vieira das tratativas e colocou um dirigente do Comitê Gestor para negociar.

Gustavo Vieira não havia assinado contrato com o Santos e, por isso, o clube não pagará nenhuma multa rescisória na demissão. O dirigente foi avisado pela diretoria na noite da última segunda-feira.

A diretoria alega que o relacionamento de Gustavo Vieira com os jogadores e funcionários era insustentável. A cúpula considera que foi uma tentativa que não deu certo. A assessoria de imprensa do clube deve soltar uma nota oficial nas próximas horas confirmando a demissão.

O UOL Esporte entrou em contato com Gustavo Vieira e com a assessoria de imprensa do Santos, mas sem sucesso.