Topo

Um título para marcar história: Grêmio valoriza Recopa por "ciclo virtuoso"

O atacante Luan comemora gol na final da Recopa entre Independiente e Grêmio - AFP
O atacante Luan comemora gol na final da Recopa entre Independiente e Grêmio Imagem: AFP

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

21/02/2018 04h00

Mais um passo para entrar na história do clube. Assim o elenco do Grêmio imagina a partida decisiva na Recopa, nesta quarta-feira (21) às 21h45 (de Brasília), contra o Independiente, na Arena. Manter o ciclo virtuoso e levar a terceira taça seguida passa por uma vitória simples.

Trata-se de um mantra do presidente Romildo Bolzan Júnior. Vencer significa manter o ciclo virtuoso. Vencer e marcar a história é desafio que Renato Gaúcho propõe aos jogadores nos bastidores. E tem dado certo.

Se ficou 15 anos sem conquistar um grande título, o Grêmio acostumou sua torcida a conquistas em série. Venceu a Copa do Brasil em 2016, a Libertadores em 2017 e agora tem na Recopa a possibilidade da terceira conquista seguida.

"Cheguei numa semifinal de Libertadores. Não jogava há muito tempo e pude contribuir. Hoje ser reconhecido na rua não tem preço. Agora é mais uma decisão. Nas últimas três consegui sair feliz. Espero conseguir de novo" disse o meia-atacante Cícero.

Para isso basta uma vitória. Com o empate em 1 a 1 no jogo de ida, na Argentina, e sem saldo qualificado no regulamento, quem vencer leva a taça. Em caso de novo empate, pênaltis decidirão o campeão.

"Para mim e para o Grêmio significa muito. Começar o ano ganhando título, como foi no fim do ano passado, todas competições que entramos queremos conquistar", resumiu o atacante Luan.

Do outro lado está o Independiente, time tradicional no contexto continental e que venceu a Sul-Americana do Flamengo no ano passado. Para o jogo de volta, não terá o centroavante Gigliote, suspenso pelo cartão vermelho recebido no jogo de ida. Romero e Fernández são as opções.

"Espero que eles tentem marcar em cima, como foi lá na Argentina. Eles estão no meio da temporada, aqui estamos iniciando. Pode ter sido uma tática para pressionar por jogar lá, aproveitar o ritmo de jogo, mas não sei. Acho que não vão mudar aqui. Viram que dando pressão poderiam conseguir alguma coisa. Aqui podem ser surpreendidos e acabar sendo o contrário. É um jogo de xadrez, temos que sentir isso dentro de campo", finalizou Cícero.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X INDEPENDIENTE
Data e hora
: 21/02/2018 (quarta-feira), às 21h45 (Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: Fox Sports
Árbitro: Enrique Cáceres (PAR)
Auxiliares: Eduardo Cardozo e Juan Zorrilla (Ambos paraguaios)
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Léo Moura, Pedro Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon, Jaílson, Alisson, Luan e Everton; Cícero.
Técnico: Renato Gaúcho
INDEPENDIENTE: Campaña; Bustos, Alan Franco, Amorebieta e Gastón Silva; Nicolás Domingo, Fernando Gaibor, Leandro Fernández, Maximiliano Meza e Martín Benitez; Romero.
Técnico: Ariel Holan