Topo

Recopa faz Renato igualar Felipão em títulos internacionais no Grêmio

Renato Gaúcho comemora título da Recopa do Grêmio com a filha Carol Portaluppi - Ricardo Rímoli/AGIF
Renato Gaúcho comemora título da Recopa do Grêmio com a filha Carol Portaluppi Imagem: Ricardo Rímoli/AGIF

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

22/02/2018 04h00

Foi difícil, sofrido, mas a taça da Recopa veio para o Grêmio. O bicampeonato da competição continental foi conquistado nos pênaltis, quarta-feira, contra o Independiente. E tem um peso especial para o técnico Renato Gaúcho.

Clique aqui e assista à disputa de pênaltis que deu o título ao Grêmio

O título faz Portaluppi igualar Luiz Felipe Scolari em títulos internacionais pelo Grêmio. Felipão foi campeão da Recopa de 1996 depois de ter vencido a Libertadores de 1995 no time tricolor.

Para equiparar o ex-comandante da seleção brasileira em feitos absolutos ainda falta um bom caminho. Além da Libertadores e da Recopa, Felipão conquistou três vezes o Campeonato Gaúcho, uma vez a Copa do Brasil e ainda o Brasileiro.

Renato não tem conquistas estaduais pelo Grêmio. Tem a Copa do Brasil de 2016, mas ainda não conquistou o Campeonato Brasileiro, também. Poderá conseguir e já não está tão longe de Felipão.

"Eu quero estar aumentando meu currículo, meu nome na história do clube, ganhando títulos. Eu sempre almejo mais. Nossa próxima partida, e não quero falar de outra coisa, é para tentar buscar a vitória, a classificação e depois o título no Gauchão também. A semana que vem tem Libertadores. Temos um grupo bom, grande, é buscar mais títulos. Assim o currículo aumenta, na história do clube também", disse Portaluppi.

Até mesmo no infortúnio, Felipão e Renato se parecem na história. Scolari viu seu Grêmio ser derrotado nos pênaltis pelo Ajax no Mundial de Clubes de 1995. Na época, os holandeses eram considerados o melhor time da Europa e o Grêmio se viu fortalecido pelo enfrentamento de igual para igual. No ano passado, Portaluppi viu o Grêmio perder por 1 a 0 para o Real Madrid no Mundial, e pela diferença de poder financeiro dos clubes entendeu que o Tricolor saiu fortalecido por ter batido de frente.

O Grêmio já treina na tarde desta quinta-feira. O jogo de sábado contra o Novo Hamburgo é fundamental nas pretensões dentro do Gauchão. Faltando quatro rodadas para o fim da primeira fase, o time de Porto Alegre é lanterna na competição.